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Um estudo sobre aprendizado de máquina multimodal para identificar a depressão em adolescentes brasileiros usando dados coletados via smartphones

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Tese_Ramasio Ferreira de Melo.pdf (6.481Mb)
Fecha
2023-08-25
Autor
Melo, Ramásio Ferreira de
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Resumen
A depressão afeta cerca de 322 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a OMS. Os primeiros sintomas da depressão costumam surgir entre o final da adolescência e o início da fase adulta. No entanto, sua apresentação clínica, altamente heterogênea, dificulta o diagnóstico nas fases iniciais, especialmente em ambientes não especializados. Além disso, não existem exames laboratoriais para diagnosticar a depressão. As entrevistas clínicas que seguem critérios operacionais padronizados, como o DSM, são o padrão ouro para o diagnóstico da depressão, apesar do viés subjetivo da avaliação. Neste contexto, as tecnologias móveis, como smartphones e sensores vestíveis, oportunizaram novas formas de coletar dados sobre o comportamento depressivo em ambientes domésticos, não observáveis clinicamente, que vão além das abordagens tradicionais. Neste estudo, investigamos modelos multimodais e multitarefas de aprendizado de máquina para prever o humor deprimido atual e futuro dos adolescentes da base de dados do estudo IDEA-RiSCo (Identifying Depression Early in Adolescence Risk Stratified Cohort). Realizamos extensos experimentos usando 81 atributos extraídos de dados acústicos, da fala dos adolescentes e do ambiente, acelerômetro e GPS coletados via smartphones. Também comparamos o desempenho de modelos preditivos nomotéticos (generalizado) e idiográficos (personalidado) e duas agregações de dados. Os experimentos foram realizados considerando as pontuações do questionário sMFQ como verdade básica. Estabelecemos um modelo de aprendizado de máquina nomotético que combina dados de atividade, áudio de relatos e mobilidade usando agregação cumulativa como uma importante alternativa para complementar o diagnóstico de depressão em adolescentes brasileiros. Além disso, destacamos os atributos que mais contribuíram para otimizar o desempenho dos modelos preditivos, relacionado à atividade: tempo médio diário de caminhada; áudios de relatos: coeficientes MFCC, espectrogramas e contrastes espectrais; e mobilidade: distância máxima de casa e variação de localização.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10841
Colecciones
  • PPGC: Dissertações e Teses [230]

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