Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFarias, Juliana Marques de
dc.date.accessioned2023-12-07T22:47:30Z
dc.date.available2023-12-07T22:47:30Z
dc.date.issued2022-07-07
dc.identifier.citationFARIAS, Juliana Marques de. A virada afetiva do reconhecimento: Por uma experiência de autorrealização na formação inicial de professores. 2022. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10877
dc.description.abstractThe research is linked to the line of research of Teacher training, teaching, educational processes and practices of the Graduate Program in Education at the Federal University of Pelotas. The main objective of this research is to understand the paths taken by undergraduate students of a Pedagogy course in their processes of self-recognition of themselves in the initial teacher training and the relations of these processes with their possibilities of self-realization. It is guided by the following problem: How do the self-recognition processes fostered in the initial teacher training contribute to the personal and professional self-realization of a teacher? It has a reconstructive hermeneutic approach and used an exploratory questionnaire and conversation circles in the form of workshops as a gateway to the historicity of the research subjects. Through the search for understanding the account of the students in the human formation workshops, it was noticed the marks of recognition and of forgetting of recognition in the path of the participants and the implications of these traces in the possibilities of self-realization. It acknowledges the primacy of recognition and the potential of human formation workshops to grant access to participants’ own historicity, offering conditions for subjects to broaden the horizons of self-understanding. It is also noticed how the forgetting of recognition limits the conditions of the subject to understand their place in the world. The marks found in the participants' reports are correlated with the pedagogical tradition in the teacher training for working with children. The research has evidence that human formation can provide teachers in initial training with conditions to understand their emotions, their constitutive relationships and to reconstruct their historicity and the meaning attributed to suffering, trauma and forgetting. From this access, such marks may or may not be reproduced in how they relate to the world and in their pedagogical relationships. It signals that, by updating the traces in their own historicity, students may stand a chance of being in the world as these subjects who are sources of self-realization and humanity for each other.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectEsquecimentopt_BR
dc.subjectAutorrealizaçãopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectHuman formationpt_BR
dc.subjectRecognitionpt_BR
dc.subjectForgettingpt_BR
dc.subjectSelf-realizationpt_BR
dc.titleA virada afetiva do reconhecimento: por uma experiência de autorrealização na formação inicial de professorespt_BR
dc.title.alternativeThe affective turn in recognition: towards a self-realization in initial teacher trainingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6048577126428268pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241620845064515pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Tem como objetivo principal compreender os caminhos percorridos pelos licenciandos de um curso de Pedagogia nos seus processos de reconhecimento de si na formação inicial para a docência e a relação desses processos com suas possibilidades de autorrealização. Orienta-se pela seguinte problemática: Como os processos de reconhecimento de si fomentados na formação inicial para a docência contribuem para a autorrealização pessoal e profissional de um professor? Possui uma abordagem hermenêutica reconstrutiva e utilizou um questionário exploratório e rodas de conversa em formato de oficinas como porta de acesso à historicidade dos sujeitos da pesquisa. Através da busca por compreensão dos depoimentos dos estudantes nas oficinas de formação humana, percebe-se as marcas de reconhecimento e de esquecimento de reconhecimento na trajetória dos participantes e as implicações desses vestígios nas possibilidades de autorrealização. Identifica-se o primado das experiências de reconhecimento e a potência das oficinas de formação humana para, convidando ao acesso à historicidade, assegurar condições aos sujeitos de ampliar os horizontes de compreensão de si. Percebe-se também como o esquecimento de reconhecimento limita as condições do sujeito de ocupar seu lugar no mundo. Correlacionam-se as marcas encontradas nos depoimentos dos participantes com a tradição pedagógica na formação de professores para atuar com crianças. A pesquisa tem indícios de que a formação humana subsidia os professores em formação inicial na compreensão de suas emoções e suas relações constitutivas, oferecendo condições de reconstrução de sua historicidade e do significado atribuído para os sofrimentos, traumas e esquecimentos. A partir deste acesso, tais marcas poderão ou não ser reproduzidas na sua forma de colocar-se no mundo e na relação pedagógica. Sinaliza que, atualizando os rastros na própria historicidade, os estudantes podem ter chances de colocarem-se no mundo como esses sujeitos que são fontes de autorrealização e de humanidade, uns para os outros.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ourique, Maiane Liana Hatschbach
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpq2ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem