dc.creator | Kremer, Larissa Aparecida | |
dc.creator | Souza, Marco Aurélio da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T16:38:41Z | |
dc.date.available | 2024-01-12T16:38:41Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | KREMER, Larissa Aparecida ; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos. O TEATRO TRANSCENDE (ONLINE), v. 26, p. 54-71, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/10226. Acesso em: 12 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11595 | |
dc.description.abstract | O presente artigo é concebido a partir de um trabalho de conclusão de curso, no qual ao olhar para a trajetória da pesquisadora, para a poética de sua dança que extrapola o gesto mecânico e se transforma em ação sensível, identifica-se o sentido e a importância do conceito professor/artista. Diante disso, busca-se a compreensão e reflexão das transversalidades deste binômio, buscando tecer relações investigativas com as experiências vividas enquanto artista, docente e discente em dança. Nesse sentido, foi vislumbrado que o processo de pesquisa deveria estar conectado com as memórias da pesquisadora e com as vozes de pessoas que foram fundamentais à sua formação. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram desenvolvidas com o intuito de ampliar a compreensão da temática em questão. Foram entrevistados individualmente mães de alunos de dança, direção da escola onde atua e professores de dança que perpassaram em sua trajetória. Os resultados da pesquisa foram apresentados em 5 categorias cruzando as vozes dos participantes do estudo com a literatura estudada. A escrita do trabalho aconteceu nas perspectivas da Pesquisa Baseada em Arte e da A/r/tografia, fazendo o uso do próprio trabalho artístico da investigadora para refletir sobre vivências e experiências, tecendo e construindo relações através do estudo sobre o professor-artista. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | FURB | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professor-artista | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Teacher-artist | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.title | O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |