Mostrar registro simples

dc.creatorKremer, Larissa Aparecida
dc.creatorSouza, Marco Aurélio da Cruz
dc.date.accessioned2024-01-12T16:38:41Z
dc.date.available2024-01-12T16:38:41Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationKREMER, Larissa Aparecida ; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos. O TEATRO TRANSCENDE (ONLINE), v. 26, p. 54-71, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/10226. Acesso em: 12 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11595
dc.description.abstractO presente artigo é concebido a partir de um trabalho de conclusão de curso, no qual ao olhar para a trajetória da pesquisadora, para a poética de sua dança que extrapola o gesto mecânico e se transforma em ação sensível, identifica-se o sentido e a importância do conceito professor/artista. Diante disso, busca-se a compreensão e reflexão das transversalidades deste binômio, buscando tecer relações investigativas com as experiências vividas enquanto artista, docente e discente em dança. Nesse sentido, foi vislumbrado que o processo de pesquisa deveria estar conectado com as memórias da pesquisadora e com as vozes de pessoas que foram fundamentais à sua formação. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram desenvolvidas com o intuito de ampliar a compreensão da temática em questão. Foram entrevistados individualmente mães de alunos de dança, direção da escola onde atua e professores de dança que perpassaram em sua trajetória. Os resultados da pesquisa foram apresentados em 5 categorias cruzando as vozes dos participantes do estudo com a literatura estudada. A escrita do trabalho aconteceu nas perspectivas da Pesquisa Baseada em Arte e da A/r/tografia, fazendo o uso do próprio trabalho artístico da investigadora para refletir sobre vivências e experiências, tecendo e construindo relações através do estudo sobre o professor-artista.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFURBpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessor-artistapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeacher-artistpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.titleO professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentospt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples