Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorJunqueira, Mariana Lopes
dc.creatorSouza, Marco Aurélio da Cruz
dc.creatorCarvalho, Carla
dc.date.accessioned2024-01-12T16:38:50Z
dc.date.available2024-01-12T16:38:50Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationJUNQUEIRA, M. L.; SOUZA, M. A. C.; CARVALHO, C.. Memórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonâncias. ROTEIRO, v. 45, p. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21314. Acesso em: 12 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11596
dc.description.abstractAo ingressar no curso de Dança – Licenciatura, o acadêmico já possui uma trajetória com a Dança anterior ao curso e, por vezes, chega no ensino superior já atuando como docente em ambientes não formais de ensino. Este estudo teve como objetivo analisar experiências dos acadêmicos em sua trajetória na Dança e suas ressonâncias enquanto docentes. Os dados foram gerados por meio de um trabalho de uma disciplina do curso de Dança – Licenciatura, de uma universidade localizada no Sul do País, no qual 18 acadêmicos registraram suas memórias sobre suas aulas de dança enquanto estudantes no ensino não formal. Ao escrever e refletir sobre sua própria trajetória na Dança, os acadêmicos conseguem identificar ressonâncias dessas experiências enquanto docentes. Utilizamos como aporte teórico autores que abordam a experiência (LARROSA, 2016), as pedagogias no ensino da dança (STINSON, 1995) e as narrativas utilizadas em percursos de formação (JOSSO, 2007). Os relatos sinalizam que a maioria dos acadêmicos tiveram suas primeiras vivências em dança em espaços não formais ou informais de ensino e que a dança está pouco presente na Educação Básica, até mesmo como forma de nutrição estética. Os acadêmicos indicam dilemas das aulas de dança, como aulas em espaços inadequados, a pouca presença de meninos nas aulas, o preconceito e a utilização da metodologia tradicional, mesmo em diferentes espaços de ensino e estilos de dança. Alguns registros apontam vivências em aulas baseadas nas pedagogias crítica, criativa e feminista, sinalizando uma mudança de pensamento sobre a Dança no seu cotidiano docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFURBpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDocência em dançapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectMetodologias do ensino da dançapt_BR
dc.subjectTeaching in dancept_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectMethodologies of dance teachingpt_BR
dc.titleMemórias dos professores-artistas de dança: experiências de seus primeiros passos e suas ressonânciaspt_BR
dc.title.alternativeMemories of teacher-artists of dance: experiences of their first steps and their resonancespt_BR
dc.title.alternativeMemorias de los profesores-artistas de danza: experiencias de sus primeros pasos y sus resonanciaspt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18593/r.v45i.21314
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem