Show simple item record

dc.creatorSilva, Carolina Pinto da
dc.creatorCorrêa, Josiane Gisela Franken
dc.date.accessioned2024-02-09T11:21:11Z
dc.date.available2024-02-09T11:21:11Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSILVA, Carolina Pinto. ; CORRÊA, Josiane G. Franken. . Uma Professora-Artista em Cena: Vivências que mobilizam o pensar na/sobre docência em dança na educação básica. CENA, v. 34, p. 40, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/110557. Acesso em: 6 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11978
dc.description.abstractO trabalho aborda como tema norteador a formação docente em relação ao ensino de dança na escola de educação básica, tendo como objetivo refletir acerca da noção de professora-artista, a partir de estudo teórico, de uma investigação de si (JOSSO, 2007), ou seja, da autora no papel de professora de dança, e da análise narrativa de seis estudantes envolvidos na sua prática profissional, através de entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER 2015). A pesquisa tem como base estudos de autoras e autores como: Carla Morandi e Márcia Strazzacappa (2006) Márcia Strazzacappa (2011) e Isabel Marques (1999; 2003; 2014), em relação ao ensino de dança na escola; e Patriciane; Born (2012); Maria Falkembach (2017), Gilberto Icle e Mônica Torres Bonatto (2017), Carla Morandi e Márcia Strazzacappa (2006) e Márcia Strazzacappa (2011) sobre a ideia de professor-artista. Com o desenvolvimento da investigação, foi possível reconhecer e compreender de forma ampliada a contínua constituição docente enquanto professora-artista da dança em atuação em uma escola pública de educação básica. E, ainda, identificar fatores artístico-pedagógicos que agem como problematizadores e influenciadores nos processos de ensino e aprendizagem da dança no território escolar, como por exemplo, a experimentação, junto aos alunos, de vivências em que a figura docente transita atuando nos bastidores, na cena e no público em trabalhos de dança, desempenhando papeis diversos da prática artística na escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFRGSpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectProfessora-artistapt_BR
dc.subjectCenapt_BR
dc.subjectDança na escolapt_BR
dc.subject(Auto)formaçãopt_BR
dc.subjectTeacher-Artistpt_BR
dc.subjectScenept_BR
dc.subjectDance at schoolpt_BR
dc.subject(Self)trainingpt_BR
dc.titleUma Professora-Artista em Cena: Vivências que mobilizam o pensar na/sobre docência em dança na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeA teacher-artist on the scene: experiences that mobilize thinking about dance teaching in basic educationpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/2236-3254.110557
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record