Uma Professora-Artista em Cena: Vivências que mobilizam o pensar na/sobre docência em dança na educação básica
dc.creator | Silva, Carolina Pinto da | |
dc.creator | Corrêa, Josiane Gisela Franken | |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T11:21:11Z | |
dc.date.available | 2024-02-09T11:21:11Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Carolina Pinto. ; CORRÊA, Josiane G. Franken. . Uma Professora-Artista em Cena: Vivências que mobilizam o pensar na/sobre docência em dança na educação básica. CENA, v. 34, p. 40, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/110557. Acesso em: 6 fev. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11978 | |
dc.description.abstract | O trabalho aborda como tema norteador a formação docente em relação ao ensino de dança na escola de educação básica, tendo como objetivo refletir acerca da noção de professora-artista, a partir de estudo teórico, de uma investigação de si (JOSSO, 2007), ou seja, da autora no papel de professora de dança, e da análise narrativa de seis estudantes envolvidos na sua prática profissional, através de entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER 2015). A pesquisa tem como base estudos de autoras e autores como: Carla Morandi e Márcia Strazzacappa (2006) Márcia Strazzacappa (2011) e Isabel Marques (1999; 2003; 2014), em relação ao ensino de dança na escola; e Patriciane; Born (2012); Maria Falkembach (2017), Gilberto Icle e Mônica Torres Bonatto (2017), Carla Morandi e Márcia Strazzacappa (2006) e Márcia Strazzacappa (2011) sobre a ideia de professor-artista. Com o desenvolvimento da investigação, foi possível reconhecer e compreender de forma ampliada a contínua constituição docente enquanto professora-artista da dança em atuação em uma escola pública de educação básica. E, ainda, identificar fatores artístico-pedagógicos que agem como problematizadores e influenciadores nos processos de ensino e aprendizagem da dança no território escolar, como por exemplo, a experimentação, junto aos alunos, de vivências em que a figura docente transita atuando nos bastidores, na cena e no público em trabalhos de dança, desempenhando papeis diversos da prática artística na escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFRGS | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Professora-artista | pt_BR |
dc.subject | Cena | pt_BR |
dc.subject | Dança na escola | pt_BR |
dc.subject | (Auto)formação | pt_BR |
dc.subject | Teacher-Artist | pt_BR |
dc.subject | Scene | pt_BR |
dc.subject | Dance at school | pt_BR |
dc.subject | (Self)training | pt_BR |
dc.title | Uma Professora-Artista em Cena: Vivências que mobilizam o pensar na/sobre docência em dança na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | A teacher-artist on the scene: experiences that mobilize thinking about dance teaching in basic education | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22456/2236-3254.110557 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
-
Dança: Artigos avaliados por pares [46]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Dança