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Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na odontologia: uma revisão de escopo

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Ver/
Dissertacao_Carlota_Rocha_de_Oliveira.pdf (9.742Mb)
Fecha
2023-04-04
Autor
Oliveira, Carlota Rocha de
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Resumen
A pandemia do novo coronavírus e o crescimento do uso de metodologias de ensino já existentes, porém adaptadas para o modelo remoto, faz com que o processo de ensino e aprendizagem, em vários níveis da educação, venha sendo repensado nos últimos anos, pois as necessidades dos estudantes e professores estão mudando. Novas ferramentas de educação já vinham ganhando força e estão sendo cada vez mais estudadas e aplicadas nas diversas áreas do ensino. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de escopo para verificar quais as metodologias ativas de ensino e aprendizagem têm sido as mais investigadas na graduação de odontologia e seus possíveis benefícios. A revisão de escopo foi feita de acordo com as normas do PRISMA-ScR e foi registrada no Open Science Framework (OSF) (DOI 10.17605/OSF28ZVB). O PICOT do estudo foi: (P) Estudantes da graduação de odontologia; (I) Metodologias de ensino e aprendizagem ativas; (C) Metodologias tradicionais de ensino e aprendizado; (O) Melhora do aprendizado com o uso de metodologias ativas, (T) Ensaios Clínicos Randomizados e Não Randomizados e estudos observacionais (transversal, coorte, ecológico). A questão formulada de acordo com o formato PICO foi: "Às metodologias ativas de ensino e aprendizagem utilizadas com os estudantes de graduação em odontologia melhoram o aprendizado em relação aos métodos tradicionais de ensino?” Uma busca eletrônica foi realizada com palavras-chave e operadores boleanos que abrangessem o objeto de estudo do trabalho. A busca de artigos foi feita nas seguintes bases de dados: MedLine (PubMed), Embase, Scopus, Google acadêmico, Virtual Health Library (VHS), Web of Science até fevereiro de 2023. No total, 3.083 artigos foram identificados e 33 foram incluídos. Os artigos foram avaliados quanto ao risco de viés usando as ferramentas Rob2 e ROBINS-I. Embora alguns estudos tenham apontado que não há diferença entre aprendizagem ativa e aprendizagem tradicional, as possíveis vantagens que essas metodologias acarretam para a aprendizagem dos graduandos são descritos em alguns estudos. Através desta revisão de escopo, foi possível concluir que as metodologias ativas de ensino e aprendizagem mais investigadas no curso de graduação em odontologia são PBL, seguida de sala de aula invertida e gamificação. Os possíveis benefícios que essas metodologias acarretam para o aprendizado dos graduandos são o maior envolvimento e motivação para aprender, aumento da confiança na realização de alguns procedimentos clínicos e melhor desempenho nas avaliações, além do estímulo à reflexão. Além disso, a maioria dos estudos não tem acompanhamento para avaliar o impacto a longo prazo que a metodologia tem na educação do graduando em odontologia . Portanto, novos estudos bem delineados são necessários para comprovar os reais benefícios que essas metodologias podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem dos graduandos na área de odontologia.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12006
Colecciones
  • PPGO: Dissertações e Teses [381]

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