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dc.creatorAmaral, Daniela Vieira
dc.creatorMello, Simone Portella Teixeira de
dc.creatorIepsen, Luã Borges
dc.date.accessioned2024-03-01T21:08:47Z
dc.date.available2024-03-01T21:08:47Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationAMARAL, Daniela Vieira ; MELLO, Simone Portella Teixeira ; IEPSEN, Luã Borges. O comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e230101623039-15, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23039. Acesso em: 19 fev. 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12260
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar o comprometimento de gestores(as) acadêmicos(as) na universidade pública. A população da pesquisa foi composta por 80 gestores(as), tendo como amostra 46 respondentes. O questionário aplicado é composto pelo perfil sociodemográfico e pela escala de comprometimento organizacional desenvolvida por Meyer, Allen e Smith (1993). A análise dos dados se dá por meio de métodos estatísticos e a técnica análise de conteúdo, útil na interpretação dos resultados, pois melhor esclarece os dados quantitativos. Os resultados demonstram elevado comprometimento afetivo, enquanto que o normativo e o instrumental se equivalem em termos estatísticos, sendo este o ponto chave da pesquisa, objeto de análise mais profunda. Os gestores demonstram vontade de permanência e identificação com a universidade, que é a principal característica da base afetiva de comprometimento. Há um laço do servidor com a instituição que não exclusivamente o profissional. A base normativa é basicamente expressa pela lealdade. A gratidão constrói-se ao longo do tempo de trabalho, conforme consolida-se o vínculo entre o trabalhador e a organização. A base instrumental demonstra que os gestores estão na universidade mais por vontade do que por necessidade. O(A) docente chegou onde queria em termos de carreira, e assumiu uma função pública como coordenador(a) de curso de graduação, inferindo-se daí que não tenha interesse em atuar em outra universidade pública, visto as garantias legais serem iguais. Esses dados resultantes levam à reflexão a respeito das complexas ligações entre docente e universidade, ensejando outras pesquisas futuras para continuidade do tema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNICAMPpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectGestores acadêmicospt_BR
dc.subjectUniversidade Públicapt_BR
dc.subjectOrganizational commitmentpt_BR
dc.subjectAcademic managementpt_BR
dc.subjectPublic Universitypt_BR
dc.titleO comprometimento de gestores acadêmicos na universidade pública: relações afetivas, instrumentais e normativaspt_BR
dc.title.alternativeThe commitment of a academic management with the public university: affective, instrumental and regulatory relationspt_BR
dc.title.alternativeEl compromisso de los diretores académicos de la universidad pública: relaciones afectivas, instrumentales y regulatoriaspt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23039
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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