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dc.creatorMello, Simone Portella Teixeira de
dc.creatorBorges, Gustavo da Rosa
dc.creatorSevero, Patrícia Schneider
dc.creatorBecker, Luís Felipe Freitas
dc.date.accessioned2024-03-01T21:10:11Z
dc.date.available2024-03-01T21:10:11Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationMELLO, S. P. T. ; BORGES, G. ; SEVERO, P. S. ; BECKER, L. F. F. . Perfil sociodemográfico e acadêmico dos estudantes de Turismo em duas universidades públicas no sul do Brasil. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO, v. 10, p. 171-193, 2019. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/869. Acesso em: 20 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12265
dc.description.abstractO turismo é uma área do conhecimento atrativa. Muitos jovens veem na profissão de turismólogo ou bacharel em turismo uma oportunidade de ampliar horizontes, conhecer novas culturas, outros idiomas, de emprego e de geração de renda. Este estudo tem como objetivo conhecer o perfil sociodemográfico e acadêmico de alunos da graduação em Turismo no extremo sul do Brasil. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, predominantemente quantitativo, por meio de dados primários junto aos estudantes do curso superior em turismo vinculados à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Jaguarão). Elaborou-se um questionário estruturado contendo questões referentes ao gênero, idade, renda familiar, naturalidade, forma de ingresso na universidade, semestre que estão cursando, estágios, trabalho, reprovação em disciplinas, previsão de conclusão e motivos de escolha e possível desistência do curso. O perfil traçado na pesquisa revela, entre outros aspectos, que mulheres jovens são predominantes. Parte dos estudantes são oriundos de escola pública e nasceram na mesma cidade onde estudam atualmente. Predomina aqueles que ingressaram na universidade por ampla concorrência, seguidos por cotistas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e posteriormente o por estudantes do estrato que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. De modo geral veem no curso de Turismo novas possibilidades de conhecimento, mas não necessariamente de empregabilidade. Os achados da pesquisa inferem que o ingresso no curso superior parece ser mais atrativo do que vislumbrar o ingresso no curso realmente desejado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGeSecpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectPerfil estudantept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCurso de Turismopt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectStudent profilept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectTourism Coursept_BR
dc.titlePerfil sociodemográfico e acadêmico dos estudantes de Turismo em duas universidades públicas no sul do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeSociodemographic and academic profile of Tourism students in two public universities in the south of Brazilpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.7769/gesec.v10i2.869
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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