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dc.creatorCarvalho, Joice Pereira da Silva
dc.creatorMello, Simone Portella Teixeira de
dc.creatorAmaral, Daniela Vieira
dc.date.accessioned2024-03-04T13:26:36Z
dc.date.available2024-03-04T13:26:36Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationCARVALHO, J. P. S. ; MELLO, S. P. T. ; AMARAL, D. V. . A evasão como subsídio para a avaliação institucional: um estudo de caso com cursos de engenharia em uma universidade pública. In: BATISTA, Natália Lampert (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 21-31.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12323
dc.description.abstractAo mesmo tempo que se observa a ampliação de acesso ao ensino superior a partir das políticas educacionais na década de noventa, verifica-se por outro lado, de acordo com dados fornecidos pelo INEP, a ocorrência de expressiva desistência de cursos universitários públicos por parte de estudantes universitários. Esse fato, por si só, demonstra fragilidades e carências na área educacional brasileira, acarretando prejuízos não apenas para o estudante, mas também para as universidades, para a sociedade e para o próprio governo. Neste trabalho, com o intuito de tratar do fenômeno evasão enquanto subsídio para a avaliação institucional, são pesquisados o perfil e as causas da evasão de discentes, especificamente, em doze cursos de graduação - Engenharias de uma universidade pública no sul do Brasil, RS, todos cursos criados pelo REUNI. A pesquisa refere-se aos anos de 2008 a 2017, totalizando 1.256 evadidos nesses cursos. Para tanto, utiliza-se como procedimentos metodológicos a revisão de literatura, recolhimento de informações bibliográficas e de dados internos da instituição, além de entrevistas com os coordenadores dos mencionados cursos. Os resultados revelam justificativas para a evasão: insatisfação com a escolha de curso, impossibilidade de continuação em virtude de algum impedimento como o trabalho, maioria dos cursos acontece em turno integral, falta de laboratórios permanentemente abertos aos alunos, falta de reforço em disciplinas de maior dificuldade, falta de perspectivas no mercado de trabalho e um trampolim para outros cursos. Ações institucionais estão sendo iniciadas, o que ratifica que a evasão pode subsidiar a avaliação institucional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEd. Atenapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectAvoidancept_BR
dc.subjectEngineeringpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.titleA evasão como subsídio para a avaliação institucional: um estudo de caso com cursos de engenharia em uma universidade públicapt_BR
dc.typebookPartpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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