Mostrar el registro sencillo del ítem
O espaço entre o museu e a escola: experiências poéticoeducativas suscitando reflexões acerca da instituição museológica
dc.creator | Tenotti, Carolina Fogaça | |
dc.creator | Sirtoli, Guilherme Susin | |
dc.creator | Silva, Ursula Rosa da | |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T21:26:46Z | |
dc.date.available | 2024-05-15T21:26:46Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | TENOTTI, C.F.; SIRTOLI, G. S.; SILVA, U. R. O espaço entre o museu e a escola: experiências poéticoeducativas suscitando reflexões acerca da instituição museológica. Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional, v.12, n.2, 126–145, 2022. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.326. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2182-1372 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13005 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como foco a discussão acerca da relação entre museu e escola, suscitadas através da poética-artística. Para tal, analisa-se a proposição de Luis Camnitzer, El Museo es una Escuela, que, desde 2009, permeia a fachada de museus ao redor do globo. Alinhavado à proposição de Camnitzer, aproximamo-nos junto ao pensamento freireano sobre a construção do conhecimento a partir do diálogo, concebida de forma multilateral e libertária. Freire valoriza o envolvimento do espectador e sua vivência, como também concebe Wilder (2009), apresentando um método não hierarquizado em instituições museológicas, onde as experiências particulares são estimuladas e fazem parte da discussão. Inúmeras mudanças e esforços ocorreram nas concepções educacionais brasileiras nas últimas décadas, em prol de uma sociedade mais humana e sensível. Assim, concebe-se que o museu e a escola, bem como a sociedade e a educação não estão descolados uns dos outros, mas atuam juntos em prol de uma sociedade mais humana, priorizando o diálogo e as experiências do sensível. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O espaço entre o museu e a escola: experiências poéticoeducativas suscitando reflexões acerca da instituição museológica | pt_BR |
dc.title.alternative | The space between the museum and the school: poetic-educational experiences raising reflections about the museological institution | pt_BR |
dc.title.alternative | El espacio entre el museo y la escuela: experiencias poético-educativas que suscitan reflexiones sobre la institución museológica | pt_BR |
dc.title.alternative | L'espace entre le musée et l'école : expériences poético-éducatives suscitant des réflexions sur l'institution muséologique | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.326 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Artes Visuais: Artigos avaliados por pares [19]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Artes visuais.