Show simple item record

dc.creatorRosse, Ana Beatriz Reinoso
dc.creatorBrandão, Cláudia Mariza Mattos
dc.date.accessioned2024-05-16T01:52:54Z
dc.date.available2024-05-16T01:52:54Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationROSSE, Ana Beatriz Reinoso; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos. Mulheres-artistas: trânsitos entre o verbal e o visual. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GÊNERO, ARTE E MEMÓRIA, 7, 2022. Pelotas: UFPel, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2177-8884
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13012
dc.description.abstractA discussão proposta no presente trabalho compreende a arte como um fenômeno diretamente ligado à vida social do indivíduo criador, visto que não se trata de uma criação independente. Ela é elaborada em um contexto específico, em uma determinada localidade e em um certo período temporal, o que influencia seus caráteres sociais coletivos. Assim entendendo, e tomando a intersemiose (JAKOBSON, 1975) como o eixo que acarreta a articulação dos signos entre esses diferentes sistemas de arte, buscamos analisar as relações entre duas formas de narrar, a arte literária e arte visual, em especial, em representações do ser mulher a partir da ótica feminina como forma de resistência, existência e reexistência do que é ser mulher e artista, e de sua capacidade de não somente fazer arte, mas sim, fazer-se em arte. Para tanto, focamos na leitura reflexiva do poema “O retrato fiel” (1965), de Gilka Machado, e das imagens e murais de Priscila Barbosa (2022).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.titleMulheres-artistas: trânsitos entre o verbal e o visualpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record