dc.creator | Rosse, Ana Beatriz Reinoso | |
dc.creator | Brandão, Cláudia Mariza Mattos | |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T01:52:54Z | |
dc.date.available | 2024-05-16T01:52:54Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | ROSSE, Ana Beatriz Reinoso; BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos. Mulheres-artistas: trânsitos entre o verbal e o visual. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GÊNERO, ARTE E MEMÓRIA, 7, 2022. Pelotas: UFPel, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-8884 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13012 | |
dc.description.abstract | A discussão proposta no presente trabalho compreende a arte como um fenômeno diretamente ligado à vida social do indivíduo criador, visto que não se trata de uma criação independente. Ela é elaborada em um contexto específico, em uma determinada localidade e em um certo período temporal, o que influencia seus caráteres sociais coletivos. Assim entendendo, e tomando a intersemiose (JAKOBSON, 1975) como o eixo que acarreta a articulação dos signos entre esses diferentes sistemas de arte, buscamos analisar as relações entre duas formas de narrar, a arte literária e arte visual, em especial, em representações do ser mulher a partir da ótica feminina como forma de resistência, existência e reexistência do que é ser mulher e artista, e de sua capacidade de não somente fazer arte, mas sim, fazer-se em arte. Para tanto, focamos na leitura reflexiva do poema “O retrato fiel” (1965), de Gilka Machado, e das imagens e murais de Priscila Barbosa (2022). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.title | Mulheres-artistas: trânsitos entre o verbal e o visual | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |