Mostrar el registro sencillo del ítem
Censura e resistência no Instagram por meio das fotografias de Ana Harff
dc.creator | Dias, Vanessa Cristina | |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T22:36:23Z | |
dc.date.available | 2024-05-16T22:36:23Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | DIAS, Vanessa Cristina. Censura e resistência no Instagram por meio das fotografias de Ana Harff. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GÊNERO, ARTE E MEMÓRIA, 7, 2022. Pelotas: UFPel, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-8884 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13031 | |
dc.description.abstract | O historiador de arte Aby Warburg (1866-1929), nos ajuda a pensar nas imagens em relação com a cultura. Essa relação configura um “saber-imagem” que no presente texto é usada para pensar a rede social Instagram. Na crítica cultural feminista, pesquisadoras feministas vêm problematizando a ausência de mulheres artistas na história da arte e, a representação da mulher cis, a naturalização de seu corpo nas obras de arte como objeto de contemplação e desejo, além da inscrição de rótulos e estereótipos. Como mostrado, a rede social Instagram, circula e privilegia imagens machistas e sexistas e, ao mesmo tempo, censura imagens antissexistas, como as fotografias da artista Ana Harff, que utiliza a plataforma para divulgar seu trabalho. Nesse sentido, o trabalho que Ana Harff realiza na rede social, é um trabalho artístico de resistência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Erotismo | pt_BR |
dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.title | Censura e resistência no Instagram por meio das fotografias de Ana Harff | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Trabalhos em eventos [46]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área de Pós-Graduação em Educação.