dc.creator | Monteiro, Lívia Lempek Trindade | |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T22:59:51Z | |
dc.date.available | 2024-05-16T22:59:51Z | |
dc.date.issued | 2023-12-04 | |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Lívia Lempek Trindade. Tramar docências: dos gestos percorridos em meio ao estágio curricular. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós Graduação em Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13034 | |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of master's research linked to the line of Arts Education and Aesthetic Formation Processes of the Postgraduate Program in Visual Arts – PPGAV of the Federal University of Pelotas – UFPel. The main objective of this dissertation was to propose a space for research and sharing with students of the Degree in Visual Arts at the Federal University of Rio Grande – FURG in the initial course of the curricular internship.The aim is to map out the conditions and ways in which they become teachers. It aims to develop and propose encounters that trigger and produce knowledge of experience stemming from the aesthetic experimentation of the self. It sets out to think about the teaching
constitution, based on its aesthetic assumptions. It seeks to trigger reflection on the ways in
which someone becomes a teacher, proposing that this is done through aesthetic experimentation, linked to and based on a theoretical framework that encompasses these perspectives on teacher training, namely: Duarte Júnior (2000), Larrosa (2002), Martins (2012), Loponte (2015) and Pereira (2016) | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação docente em artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Estágio curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino de artes no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Teacher training in visual arts | pt_BR |
dc.subject | Curricular stage | pt_BR |
dc.subject | Teaching arts in Brazil | pt_BR |
dc.title | Tramar docências: dos gestos percorridos em meio ao estágio curricular | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Eleonora Campos da Motta | |
dc.description.resumo | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de mestrado vinculada à linha de Educação em Artes e Processos de Formação Estética do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.O objetivo principal desta dissertação foi propor espaço de pesquisa e partilha com estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande – FURG no percurso inicial do estágio curricular. Buscando mapear as condições e modos pelos quais venham a tornar-se docentes. Pretende a elaboração e proposição de encontros que acionem e produzam
saberes de experiência oriundos da experimentação estética de si. Se lança na direção de pensar a constituição docente, a partir de seus pressupostos estéticos. Busca acionar a reflexão sobre os modos como alguém vem a tornar-se docente, propondo que isso se faça a partir de uma experimentação estética, atrelado e fundamentado por referencial teórico que abarque essas perspectivas na formação docente, a saber: Duarte Júnior (2000), Larrosa (2002), Martins (2012), Loponte (2015) e Pereira (2016) . Compreende-se que a feitura de si docente não termina-se, é uma feitura de gestos inacabados. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ursula Rosa da | |
dc.subject.cnpq1 | ARTES | pt_BR |