Mostrar el registro sencillo del ítem
Ensino de Matemática para surdos: potencialidades de vídeos com diferentes gêneros textuais
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Santos, Angela Nediane dos | |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T15:58:17Z | |
dc.date.available | 2024-06-05T15:58:17Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | GRUTZMANN, Thais Philipsen; LEBEDEFF, Tatiana B.; SANTOS, Angela Nediane dos. Ensino de Matemática para surdos: potencialidades de vídeos com diferentes gêneros textuais. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 328–347, 2023. DOI: 10.34179/revisem.v8i2.18459. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/18459. Acesso em: 5 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13198 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar como os vídeos produzidos no âmbito de três projetos desenvolvidos na UFPel podem contribuir para o ensino de Matemática para surdos, a partir de diferentes gêneros textuais. Os projetos são: MathLibras, que discute e elabora videoaulas de Matemática em Libras, Obalibras, que investiga e produz Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Libras e Spread the Sign, o qual mapeia e registra a Libras em um Dicionário Internacional de línguas de sinais, a partir de análises e investigações do léxico desta língua. Eles produzem, a partir de pesquisas e de suas especificidades e objetivos, vídeos em Libras, os quais dão suporte a diferentes gêneros textuais. A metodologia utilizada neste artigo é uma análise descritiva desses vídeos, investigando o seu potencial para o ensino da Matemática. Os conceitos de textualidade diferida, letramento visual e gêneros textuais associados à discussão sobre o ensino de Matemática contribuem para a análise dos vídeos. Como resultados destaca-se que os vídeos dos projetos contribuem para o ensino de Matemática para os surdos, tanto de forma isolada como articulada, pensando nos diferentes contextos de sua utilização: salas inclusivas, escolas bilíngues, sala de AEE, disciplina de Libras, entre outros. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFS | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Vídeos em Libras | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue de surdos | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Teaching mathematics | pt_BR |
dc.subject | Videos in Libras | pt_BR |
dc.subject | Bilingual deaf education | pt_BR |
dc.subject | Textual genres | pt_BR |
dc.title | Ensino de Matemática para surdos: potencialidades de vídeos com diferentes gêneros textuais | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching mathematics for deaf students: potentialities of videos with different textual genres | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18459 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Matemática e Estatística: Artigos avaliados por pares [17]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Matemática e Estatística.