Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.creatorGarcia, Mônica Mendes
dc.creatorViana, Joseane Maciel
dc.date.accessioned2024-06-05T15:58:29Z
dc.date.available2024-06-05T15:58:29Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationGRÜTZMANN, Thaís Philipsen. et al.. MathLibras na sala de aula do 3º ano do ensino fundamental e as primeiras percepções sobre três vídeos do projeto. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 25, n. 4, p. 09-46. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63178. Acesso em: 6 jun.2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13199
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo descrever e problematizar as primeiras apresentações de três vídeos da Fase 1 do projeto MathLibras em uma turma de estudantes surdos do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola bilíngue de surdos em 2022, localizada no RS. Cada vídeo apresenta, em Libras, uma narrativa que propõe um desafio matemático relacionado ao campo aditivo, a partir de problemas de composição. A metodologia, de caráter qualitativo, contou com a apresentação de três vídeos em dois encontros, nos quais estavam os alunos surdos, uma coordenadora da escola e a equipe do MathLibras. Os dados foram produzidos a partir da filmagem das apresentações e dos materiais produzidos pelos alunos. Para a análise dos vídeos, foram selecionadas algumas cenas consideradas como eventos críticos pela equipe, nos quais os alunos manifestaram seu entendimento para o desafio proposto. Como resultados, destaca-se a percepção de equívocos visuais na hora da edição das imagens, o que gerou uma interpretação confusa por parte dos alunos. Uma das professoras precisou explicar e escrever o cálculo no quadro para que os alunos compreendessem o enunciado proposto no vídeo. Com as explicações e exemplificações escritas no quadro, os alunos resolveram de forma independente o desafio proposto no terceiro vídeo. A avaliação da recepção também destacou que aos atores precisam sinalizar a Libras de forma mais lenta, visando o público infantil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPUCSPpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de matemática para surdospt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectVídeos em Libraspt_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subjectTeaching mathematics to the deafpt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectVideo lessonspt_BR
dc.titleMathLibras na sala de aula do 3º ano do ensino fundamental e as primeiras percepções sobre três vídeos do projetopt_BR
dc.title.alternativeMathLibrasin 3rd-grade elementary school: first impressions on three videos of the projectpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p009-046
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem