Mostrar el registro sencillo del ítem
MathLibras na sala de aula do 3º ano do ensino fundamental e as primeiras percepções sobre três vídeos do projeto
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Garcia, Mônica Mendes | |
dc.creator | Viana, Joseane Maciel | |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T15:58:29Z | |
dc.date.available | 2024-06-05T15:58:29Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. et al.. MathLibras na sala de aula do 3º ano do ensino fundamental e as primeiras percepções sobre três vídeos do projeto. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 25, n. 4, p. 09-46. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63178. Acesso em: 6 jun.2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13199 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo descrever e problematizar as primeiras apresentações de três vídeos da Fase 1 do projeto MathLibras em uma turma de estudantes surdos do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola bilíngue de surdos em 2022, localizada no RS. Cada vídeo apresenta, em Libras, uma narrativa que propõe um desafio matemático relacionado ao campo aditivo, a partir de problemas de composição. A metodologia, de caráter qualitativo, contou com a apresentação de três vídeos em dois encontros, nos quais estavam os alunos surdos, uma coordenadora da escola e a equipe do MathLibras. Os dados foram produzidos a partir da filmagem das apresentações e dos materiais produzidos pelos alunos. Para a análise dos vídeos, foram selecionadas algumas cenas consideradas como eventos críticos pela equipe, nos quais os alunos manifestaram seu entendimento para o desafio proposto. Como resultados, destaca-se a percepção de equívocos visuais na hora da edição das imagens, o que gerou uma interpretação confusa por parte dos alunos. Uma das professoras precisou explicar e escrever o cálculo no quadro para que os alunos compreendessem o enunciado proposto no vídeo. Com as explicações e exemplificações escritas no quadro, os alunos resolveram de forma independente o desafio proposto no terceiro vídeo. A avaliação da recepção também destacou que aos atores precisam sinalizar a Libras de forma mais lenta, visando o público infantil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | PUCSP | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática para surdos | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Vídeos em Libras | pt_BR |
dc.subject | Videoaula | pt_BR |
dc.subject | Teaching mathematics to the deaf | pt_BR |
dc.subject | Sign language | pt_BR |
dc.subject | Video lessons | pt_BR |
dc.title | MathLibras na sala de aula do 3º ano do ensino fundamental e as primeiras percepções sobre três vídeos do projeto | pt_BR |
dc.title.alternative | MathLibrasin 3rd-grade elementary school: first impressions on three videos of the project | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p009-046 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Matemática e Estatística: Artigos avaliados por pares [17]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Matemática e Estatística.