Show simple item record

dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.creatorAlves, Rozane da Silveira
dc.date.accessioned2024-06-07T11:21:09Z
dc.date.available2024-06-07T11:21:09Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationGRÜTZMANN, Thaís Philipsen ; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar; ALVES, Rozane da Silveira. Tecnologia Assistiva: uma possibilidade com os vídeos de Matemática com Libras do projeto MathLibras. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 24., 2019, Taquara. Anais... Taquara, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13212
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo apresentar os vídeos produzidos no projeto de pesquisa “Produção de Vídeos de Matemática Básica com tradução em Libras – MathLibras”, financiado pelo CNPq por um edital de Tecnologia Assistiva. A videoaula no MathLibras foi pensada a partir da inserção da tecnologia no processo de aprendizagem, de forma a considerar os vídeos produzidos como um recurso visual para estudantes surdos, considerando suas singularidades de apreensão e construção de sentidos, fundamentados na Pedagogia Visual. Os dados analisados neste trabalho são referentes aos 13 vídeos já finalizados e disponibilizados no Canal do MathLibras no YouTube. O aporte teórico-metodológico está baseado nas obras de Nogueira (2013), Nunes et al (2013), Silva (2010), Viana e Barreto (2014), Lebedeff (2010; 2017), Lacerda, Santos e Caetano (2014), Strobel (2009), Skliar (2016) e Damiani et al (2013). Destaca-se a relevância da temática da tecnologia assistiva, de forma a ampliar o acesso de pessoas com deficiência a utilização de recursos tecnológicos pensados com um viés pedagógico. A produção desses vídeos possibilitou várias inferências: i) a simples tradução linguística dos roteiros dos vídeos não dá conta das questões culturais e pragmáticas da Libras; ii) há a necessidade de produção das videoaulas de Matemática em Libras considerando a cultura e a identidade do aluno surdo; iii) a Pedagogia Visual requer uma imersão cultural no mundo surdo, a partir de sua experiência visual; iv) a Libras precisa ser a protagonista no ensino de conteúdos matemáticos, entre outras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFACCATpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMathLibraspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectVídeo em Libraspt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleTecnologia Assistiva: uma possibilidade com os vídeos de Matemática com Libras do projeto MathLibraspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record