dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Alves, Rozane da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2024-06-07T11:21:09Z | |
dc.date.available | 2024-06-07T11:21:09Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | GRÜTZMANN, Thaís Philipsen ; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar; ALVES, Rozane da Silveira. Tecnologia Assistiva: uma possibilidade com os vídeos de Matemática com Libras do projeto MathLibras. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 24., 2019, Taquara. Anais... Taquara, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13212 | |
dc.description.abstract | O trabalho tem como objetivo apresentar os vídeos produzidos no projeto de pesquisa “Produção de Vídeos de Matemática Básica com tradução em Libras – MathLibras”, financiado pelo CNPq por um edital de Tecnologia Assistiva. A videoaula no MathLibras foi pensada a partir da inserção da tecnologia no processo de aprendizagem, de forma a considerar os vídeos produzidos como um recurso visual para estudantes surdos, considerando suas singularidades de apreensão e construção de sentidos, fundamentados na Pedagogia Visual. Os dados analisados neste trabalho são referentes aos 13 vídeos já finalizados e disponibilizados no Canal do MathLibras no YouTube. O aporte teórico-metodológico está baseado nas obras de Nogueira (2013), Nunes et al (2013), Silva (2010), Viana e Barreto (2014), Lebedeff (2010; 2017), Lacerda, Santos e Caetano (2014), Strobel (2009), Skliar (2016) e Damiani et al (2013). Destaca-se a relevância da temática da tecnologia assistiva, de forma a ampliar o acesso de pessoas com deficiência a utilização de recursos tecnológicos pensados com um viés pedagógico. A produção desses vídeos possibilitou várias inferências: i) a simples tradução linguística dos roteiros dos vídeos não dá conta das questões culturais e pragmáticas da Libras; ii) há a necessidade de produção das videoaulas de Matemática em Libras considerando a cultura e a identidade do aluno surdo; iii) a Pedagogia Visual requer uma imersão cultural no mundo surdo, a partir de sua experiência visual; iv) a Libras precisa ser a protagonista no ensino de conteúdos matemáticos, entre outras. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | FACCAT | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | MathLibras | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Vídeo em Libras | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.title | Tecnologia Assistiva: uma possibilidade com os vídeos de Matemática com Libras do projeto MathLibras | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |