Mostrar registro simples

dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.creatorViana, Joseane Maciel
dc.creatorMartins, Marcos Aurélio da Silva
dc.creatorFriedrich, Márcio Aurélio
dc.date.accessioned2024-06-07T11:21:26Z
dc.date.available2024-06-07T11:21:26Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationGRÜTZMANN, Thaís Philipsen. et al.. MathLibras como tecnologia assistiva: vídeos de matemática com Libras. In: CBEE, 8., 2018, UFSCar, São Carlos/SP. Anais... UFSCar, São Carlos/SP, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13214
dc.description.abstractO artigo apresenta uma análise da fase inicial do projeto de pesquisa “Produção de Vídeos de Matemática Básica com tradução em Libras – MathLibras”, financiado pelo CNPq por um edital de Tecnologia Assistiva. A videoaula no MathLibras foi pensada a partir da inserção da tecnologia no processo de aprendizagem, de forma a considerá la como uma metodologia de ensino para os surdos, visando melhorar sua aprendizagem, autonomia e inserção social. O aporte teórico pauta-se em Quadros (1997), Skliar (2005), Lebedeff (2010; 2017), Silva e Nogueira (2013), e Lacerda; Santos e Caetano (2014). A metodologia adotada é a produção e estudo dos roteiros, gravação e edição, análise dos vídeos prontos, disponibilização dos vídeos para os alunos surdos e análise da percepção desses sobre os materiais. Os dados coletados e analisados neste trabalho são os sete primeiros roteiros produzidos e discutidos em grupo, as gravações brutas e as videoulas finalizadas. Com base nessa análise e a partir da visita técnica feita ao INES constatou-se a necessidade de algumas mudanças, entre elas: escrita do roteiro em Português, transcrição para a glosa, estudo desta pelo ator surdo junto ao TILS, gravação do vídeo em Libras, validação da Libras, edição, gravação do áudio e, por fim, a legenda. Estes resultados apontam para uma necessidade de considerar a produção das videoaulas em Libras e depois, transcrever para o Português, de forma a contribuir de fato para a Educação Matemática dos surdos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMathLibraspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectVídeo com libraspt_BR
dc.titleMathLibras como tecnologia assistiva: vídeos de matemática com Libraspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples