dc.creator | Maciel, Clara de Mello | |
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T11:19:20Z | |
dc.date.available | 2024-06-17T11:19:20Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | MACIEL, C. de M.; GRÜTZMANN, T. P. A visualidade no ensino de Geometria no Ensino Médio . Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e202408, 2024. DOI: 10.47207/rbem.v5i1.19572. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/19572. Acesso em: 14 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13269 | |
dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada é uma síntese da dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. É uma pesquisa qualitativa e possui como objetivo geral investigar a potencialidade da visualidade na aprendizagem da Geometria, a partir de uma sequência de atividades. A fundamentação teórica está alicerçada nas ideias de Boaler sobre Mentalidades Matemáticas e os aspectos visuais. O público-alvo foi uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública na cidade de Ijuí-RS. As atividades foram aplicadas nos meses de agosto e setembro de 2021, a partir de uma sequência didática com oito questões. Os dados foram produzidos e coletados por intermédio do Google Formulário e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. A partir das questões definiram-se três categorias: “Imagem necessária”; “Imagem desnecessária” e “Sem imagem”. Como resultados, obteve-se que é necessário trabalhar mais com abordagens da matemática visual, instigando os alunos a um pensamento visual e que a escola é um local potencializador para este tipo de abordagem. Ainda, que é preciso estimular e incentivar os estudantes a desenvolveram uma mentalidade de crescimento em relação a Matemática. Conclui-se que esta abordagem ainda é recente na área do ensino da Matemática, carecendo de novas pesquisas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | PPGESA/UNEB | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Mentalidades matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Teaching mathematics | pt_BR |
dc.subject | Mathematical mindsets | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.title | A visualidade no ensino de Geometria no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Visuality in teaching Geometry in High School | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19572 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |