Show simple item record

dc.creatorBento, Michele Vollrath
dc.creatorLemos, Viviane da Silva
dc.creatorCóssio, Maria de Fátima
dc.date.accessioned2024-06-28T17:32:44Z
dc.date.available2024-06-28T17:32:44Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationBENTO, Michele Vollrath; LEMOS, Viviane da Silva; CÓSSIO, Maria de Fátima. A responsabilização como artefato de governança nas parcerias público-privadas em educação. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13359
dc.description.abstractQuando se tem como objetivo de análise o grande grupo das parcerias público-privadas encontra-se diversos pontos de análise no que tange aos métodos e artefatos de controle implementados de maneira explícita, ou não, dentro do Estado pelas organizações da sociedade civil. A responsabilização é uma das políticas de Accountability que são utilizadas quando se busca controle e punição como ferramentas de governança, utilizada também como forma de legitimação das ideias e crenças disseminadas por estes parceiros que podem ser oriundos dos mais diversos campos da sociedade, carregados de ideologias e interesses próprios. Peroni (2021) destaca a relevância dos intelectuais orgânicos vinculados aos Think Thanks que dominam o cenário nacional e internacional quando a pauta é a formulação e a implementação de políticas públicas, pois muito mais do que simples representantes da sociedade civil, este entes são responsáveis por disseminar através de diversos canais de comunicação, bem como utilizando as próprias secretarias dos estados e municípios em que estão inseridos, a evidenciação destas práticas e formas de atuação aliadas ao interesse do capital, tornando a educação pública um grande negócio e um palco para as mais diversas atrocidades justificam a análise inicial da referida questão. O problema de pesquisa consiste em identificar a ocorrência destes fenômenos em múltiplos setores na esfera do Estado e ainda mais nos momentos atuais, onde o viés autoritário se apresenta cerceando os direitos básicos dos cidadãos, agravado pelo cenário em análise, qual seja a educação pública de nível básico. Foram utilizados como base teórica, textos do livro de PERONI (2021).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectParcerias público-privadaspt_BR
dc.titleA responsabilização como artefato de governança nas parcerias público-privadas em educaçãopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record