Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRomig, Igor Darlan Krause
dc.creatorArrieira, Henrique de Oliveira
dc.creatorRocha, Rodrigo Zanetti da
dc.creatorBergmann, Gabriel Gustavo
dc.date.accessioned2024-07-12T21:29:34Z
dc.date.available2024-07-12T21:29:34Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationROMIG, Igor Darlan Krause et al. Barreiras para a prática de atividades físicas durante o período de distanciamento da pandemia da Covid-19: estudo descritivo com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista de Canguçu/RS. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13501
dc.description.abstractEste estudo faz parte de uma pesquisa de Mestrado, cursado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa visa estudar sobre as barreiras para a prática de AF durante o período de distanciamento da pandemia da covid-19 em crianças e adolescentes com TEA de Canguçu/RS. Durante o período de distanciamento da COVID-19 crianças e adolescentes com TEA foram particularmente afetadas pelas medidas de contenção, visto que necessitam de acompanhamento multidisciplinar de forma integral e constante. A necessidade do cuidado longitudinal justifica-se pela presença de níveis de ansiedade elevados, pela necessidade de rotinas estruturadas e pela dificuldade de socialização que são características das pessoas com TEA (KHOR AS, et al., 2014). A necessidade de distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19 acentuou os sintomas de crianças e adolescentes com TEA (GIVIGI et al., 2021), já que instituições de ensino e de atendimento para estas pessoas tiveram que ser fechadas, alterando suas rotinas (GIVIGI et al., 2021). Embora necessárias, as medidas para o controle da pandemia, principalmente o fechamento de instituições de ensino e de atendimento de crianças e adolescentes com TEA, impactaram a rotina dessas pessoas alterando seus comportamentos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_BR
dc.titleBarreiras para a prática de atividades físicas durante o período de distanciamento da pandemia da Covid-19: estudo descritivo com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista de Canguçu/RSpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem