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Barreiras para a prática de atividades físicas durante o período de distanciamento da pandemia da Covid-19: estudo descritivo com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista de Canguçu/RS
dc.creator | Romig, Igor Darlan Krause | |
dc.creator | Arrieira, Henrique de Oliveira | |
dc.creator | Rocha, Rodrigo Zanetti da | |
dc.creator | Bergmann, Gabriel Gustavo | |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T21:29:34Z | |
dc.date.available | 2024-07-12T21:29:34Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | ROMIG, Igor Darlan Krause et al. Barreiras para a prática de atividades físicas durante o período de distanciamento da pandemia da Covid-19: estudo descritivo com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista de Canguçu/RS. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13501 | |
dc.description.abstract | Este estudo faz parte de uma pesquisa de Mestrado, cursado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa visa estudar sobre as barreiras para a prática de AF durante o período de distanciamento da pandemia da covid-19 em crianças e adolescentes com TEA de Canguçu/RS. Durante o período de distanciamento da COVID-19 crianças e adolescentes com TEA foram particularmente afetadas pelas medidas de contenção, visto que necessitam de acompanhamento multidisciplinar de forma integral e constante. A necessidade do cuidado longitudinal justifica-se pela presença de níveis de ansiedade elevados, pela necessidade de rotinas estruturadas e pela dificuldade de socialização que são características das pessoas com TEA (KHOR AS, et al., 2014). A necessidade de distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19 acentuou os sintomas de crianças e adolescentes com TEA (GIVIGI et al., 2021), já que instituições de ensino e de atendimento para estas pessoas tiveram que ser fechadas, alterando suas rotinas (GIVIGI et al., 2021). Embora necessárias, as medidas para o controle da pandemia, principalmente o fechamento de instituições de ensino e de atendimento de crianças e adolescentes com TEA, impactaram a rotina dessas pessoas alterando seus comportamentos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Barreiras para a prática de atividades físicas durante o período de distanciamento da pandemia da Covid-19: estudo descritivo com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista de Canguçu/RS | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |