• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Representação de mundo nas apostilas de geografia pertencentes ao município de Herval/RS: onde estão os povos do campo?

Thumbnail
View/Open
Jerusa_Cassal_de_Almeida_Dissertação.pdf (3.042Mb)
Date
2023-08-15
Author
Almeida, Jerusa Cassal de
Metadata
Show full item record
Abstract
A dissertação em tela insere-se no âmbito do Ensino de Geografia. Posto isto, o objetivo geral desta pesquisa é identificar quais perspectivas sobre os povos do campo estão presentes nas apostilas de Geografia do ensino fundamental, adotadas nas escolas municipais de Herval/RS. Já os objetivos específicos compreendem em: 1) Aprofundar os principais temas da pesquisa; 2) Identificar qual o lugar dos conteúdos dos povos do campo nos referenciais curriculares que regem a educação nacional; 3) Situar a discussão dos povos do campo no contexto da Política Nacional do Livro Didático, e 4) Promover uma discussão acerca dos povos do campo no material didático analisado. Nesse sentido, a hipótese desse estudo é que os materiais que circulam nas escolas do município mantém o discurso urbano ao se referir ao campo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise textual discursiva. Em vista disso, o referencial teórico destaca uma lacuna no campo de estudo dos livros didáticos de Geografia e os povos do campo. Sendo assim, a História evidencia o processo em curso envolvendo a educação do campo, assim como a luta pela terra e por políticas educacionais no espaço rural. Nas últimas décadas ocorreram avanços como o Programa Nacional do Livro Didático direcionado para o campo (PNLD-Campo), contudo pesquisas apontam a ineficiência desse programa, pois na maioria das vezes permanece a inviabilização dos atores do campo nessas obras. Além disso, a literatura nacional e internacional destaca a diversidade dos habitantes do campo e a necessidade de fomentar nas escolas e nos cursos de formação docente estratégias para o ensino e aprendizagem dos conteúdos geográficos que contextualizam o cotidiano dos estudantes do campo. Os resultados com a pesquisa em questão visam superar a dicotomia urbano versus rural, incentivando um novo olhar sobre os conteúdos acerca dos povos do campo.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13668
Collections
  • PPGeo: Dissertações e Teses [100]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV