Show simple item record

dc.creatorChico, Márcia Tavares
dc.date.accessioned2024-07-31T23:27:11Z
dc.date.available2024-07-30
dc.date.available2024-07-31T23:27:11Z
dc.date.issued2023-09-25
dc.identifier.citationCHICO, Marcia Tavares. “Ela não era ninguém especial”: representações do feminino em graphic novels de Alan Moore. Orientador: Daniele Gallindo Gonçalves. 2023. 175 p. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História, UFPel , Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13681
dc.description.abstractComics, as a mass media, are a space of social representation. The notion of femininity and of beauty which are represented in comics changes depending on when they are represented. However, they are consistently done through the male gaze, from a projection of what the male gaze considers to be femininity. Taking this into consideration, the present dissertation seeks to analyze how the feminine is represented in works written by British author Alan Moore. The comic books were divided into three phases: the British phase, which encompasses The ballad of Halo Jones (1984-198) and V for Vendetta (1982-1983;1988); the mainstream US phase, with Watchmen (1986-1987) and Batman: the killing joke (1988); and, lastly, the non-mainstream US phase, which encompasses Promethea (1999-2005) and Lost Girls (2006). The gender analysis will be carried out, primarily, through Butler’s concept of “gender performativity”, which brings that gender is not something intrinsic to the human being, but something built through the repletion of acts and ideas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectRepresentação do femininopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectPerformatividade de gêneropt_BR
dc.subjectFemale representationpt_BR
dc.subjectComic bookspt_BR
dc.subjectGender studiespt_BR
dc.subjectGender performativitypt_BR
dc.title“Ela não era ninguém especial”: representações do feminino em graphic novels de Alan Moorept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoOs quadrinhos, por serem uma mídia de massa, são um espaço de representações sociais. A noção de feminilidade e de beleza que são representadas nos quadrinhos muda de época para época, sendo representadas através do olhar masculino, de uma projeção que o olhar masculino considerada como feminino. Pensando nisso, a presente tese procura analisar como o feminino é representado em obras roteirizadas pelo escritor britânico Alan Moore. As obras foram divididas em três fases, a saber: a fase britânica, que enfoca as obras A balada de Halo Jones (1984-1986) e V de Vingança (1982-1983; 1988); a fase estadunidense mainstream, com as obras Watchmen (1986-1897) e Batman: a piada mortal (1988); e a fase estadunidense não-mainstream, a qual engloba as obras Promethea (1999-2005) e Lost Girls (2006). A análise de gênero será feita, primariamente, através do conceito de Judith Butler de “performatividade de gênero”, o qual diz que gênero não é algo intrínseco ao ser humano, mas sim algo construído através da repetição de ações e ideias.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Daniele Gallindo
dc.subject.cnpq1HISTORIApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record