Mostrar el registro sencillo del ítem
“Ela não era ninguém especial”: representações do feminino em graphic novels de Alan Moore
dc.creator | Chico, Márcia Tavares | |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T23:27:11Z | |
dc.date.available | 2024-07-30 | |
dc.date.available | 2024-07-31T23:27:11Z | |
dc.date.issued | 2023-09-25 | |
dc.identifier.citation | CHICO, Marcia Tavares. “Ela não era ninguém especial”: representações do feminino em graphic novels de Alan Moore. Orientador: Daniele Gallindo Gonçalves. 2023. 175 p. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História, UFPel , Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13681 | |
dc.description.abstract | Comics, as a mass media, are a space of social representation. The notion of femininity and of beauty which are represented in comics changes depending on when they are represented. However, they are consistently done through the male gaze, from a projection of what the male gaze considers to be femininity. Taking this into consideration, the present dissertation seeks to analyze how the feminine is represented in works written by British author Alan Moore. The comic books were divided into three phases: the British phase, which encompasses The ballad of Halo Jones (1984-198) and V for Vendetta (1982-1983;1988); the mainstream US phase, with Watchmen (1986-1987) and Batman: the killing joke (1988); and, lastly, the non-mainstream US phase, which encompasses Promethea (1999-2005) and Lost Girls (2006). The gender analysis will be carried out, primarily, through Butler’s concept of “gender performativity”, which brings that gender is not something intrinsic to the human being, but something built through the repletion of acts and ideas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Representação do feminino | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Performatividade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Female representation | pt_BR |
dc.subject | Comic books | pt_BR |
dc.subject | Gender studies | pt_BR |
dc.subject | Gender performativity | pt_BR |
dc.title | “Ela não era ninguém especial”: representações do feminino em graphic novels de Alan Moore | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os quadrinhos, por serem uma mídia de massa, são um espaço de representações sociais. A noção de feminilidade e de beleza que são representadas nos quadrinhos muda de época para época, sendo representadas através do olhar masculino, de uma projeção que o olhar masculino considerada como feminino. Pensando nisso, a presente tese procura analisar como o feminino é representado em obras roteirizadas pelo escritor britânico Alan Moore. As obras foram divididas em três fases, a saber: a fase britânica, que enfoca as obras A balada de Halo Jones (1984-1986) e V de Vingança (1982-1983; 1988); a fase estadunidense mainstream, com as obras Watchmen (1986-1897) e Batman: a piada mortal (1988); e a fase estadunidense não-mainstream, a qual engloba as obras Promethea (1999-2005) e Lost Girls (2006). A análise de gênero será feita, primariamente, através do conceito de Judith Butler de “performatividade de gênero”, o qual diz que gênero não é algo intrínseco ao ser humano, mas sim algo construído através da repetição de ações e ideias. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Daniele Gallindo | |
dc.subject.cnpq1 | HISTORIA | pt_BR |