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dc.creatorRodrigues, Camilo Cardoso Hise
dc.date.accessioned2024-08-01T12:51:42Z
dc.date.available2024-08-01
dc.date.available2024-08-01T12:51:42Z
dc.date.issued2024-02-29
dc.identifier.citationRODRIGUES, Camilo Cardoso Hise. A Política de Desenvolvimento de Pessoas na UFPel: um estudo com os Secretários Executivos sob a ótica da Gestão por Competências. Orientador: Rodrigo Serpa Pinto. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13689
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the implementation of the National People Development Policy (PNDP) at the Federal University of Pelotas, focusing on the position of Executive Secretary and using Skills Management as a parameter. The research was qualitative in nature and the participants were the seven Executive Secretaries working at the university and a member of the People Development Coordination (CDP), of the Dean of People Management (PROGEP). Based on a semi-structured interview guide applied to the subjects and the analysis of documents related to people management, namely Decree No. 9,991/2019, which brings the PNDP, the People Development Plan (PDP) 2023 of UFPel, Laws and Decrees regulating the executive secretariat area and relating to the public servant's career, in addition to the Institutional Development Plan (PDI) in force at the institution, it was possible to verify the applicability of the PNDP, focusing on individual competencies and those related to the position held by the interviewed. After analyzing and discussing the results, based on the answers provided by the research subjects, it was possible to conclude that, despite the National People Development Policy being an important means of managing and developing employees in Federal Higher Education Institutions, (IFES), in practice, individual competencies and those related to the position of Executive Secretary are not satisfactorily explored at UFPel. Furthermore, Management by Competences is not yet institutionalized as a tool for developing people, in order to also assist in the movement of university employees, especially Executive Secretaries. These are requested for assignments that, in most cases, do not do justice to the training and professional qualifications they have, making clear the discontent of five of the seven civil servants interviewed for this study. As an intervention proposal, this work suggested the development of a guide that serves to assist in the process of moving employees occupying the position of Executive Secretary, which can be adapted to other positions in the institution.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de pessoaspt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectSecretário executivopt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectPublic servicept_BR
dc.subjectPeople developmentpt_BR
dc.subjectCompetency managementpt_BR
dc.subjectExecutive secretarypt_BR
dc.titleA política nacional de desenvolvimento de pessoas na UFPel: um estudo com os Secretários Executivos sob a ótica da gestão por competênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe People Development Policy at UFPel: a study with Executive Secretaries from the perspective of Competency Managementpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0009-0001-8323-603Xpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2904097154431669pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-7729-4540pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0108160476862326pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) na Universidade Federal de Pelotas, com enfoque no cargo de Secretário Executivo e tendo como parâmetro a Gestão por Competências. A pesquisa teve caráter qualitativo e as participantes foram as sete Secretárias Executivas em atuação na universidade e um membro da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). A partir de um roteiro de entrevistas semiestruturado aplicado aos sujeitos e da análise de documentos relativos à gestão de pessoas, a saber o Decreto n° 9.991/2019, que traz a PNDP, o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2023 da UFPel, Leis e Decretos regulamentadores da área de secretariado executivo e relativos à carreira do servidor público, além do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em vigor na instituição, foi possível verificar a aplicabilidade da PNDP, com foco nas competências individuais e relativas ao cargo ocupado pelas entrevistadas. Após a realização da análise e discussão dos resultados, tendo como base as respostas fornecidas pelos sujeitos desta pesquisa, foi possível concluir que, apesar da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas ser um importante meio para gerir e desenvolver os servidores nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), na prática, as competências individuais e relativas ao cargo de Secretário Executivo não são exploradas de maneira satisfatória na UFPel. Além disso, a Gestão por Competências ainda não está institucionalizada como ferramenta para o desenvolvimento de pessoas, de forma a auxiliar também na movimentação dos servidores da universidade, principalmente dos Secretários Executivos. Esses são requisitados para atribuições que, na maioria dos casos, não fazem jus à formação e qualificação profissional que possuem, deixando explícito o descontentamento de cinco das sete servidoras entrevistadas para este estudo. Como proposta de intervenção, o presente trabalho sugeriu a elaboração de um guia que auxilie no processo de movimentação dos servidores ocupantes do cargo de Secretário Executivo, podendo ser adaptado aos outros cargos da instituição.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Rodrigo Serpa
dc.subject.cnpq1ADMINISTRACAOpt_BR


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