Trajetória e construção do conceito de Ligações Químicas de Gilbert Lewis: uma discussão a partir da Epistemologia e do Ensino de Química
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo entender como ocorreu a construção do
conceito de Ligações Químicas proposto por Gilbert Lewis, estudado no Ensino Médio
contemporâneo. O estudo é desenvolvido através de uma visão histórica e
epistemológica, situadas na área do Ensino de Química baseadas nos estudos de
Gaston Bachelard. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como qualitativa,
descritiva e interpretativa. Os primeiros capítulos realizam uma discussão teórica com
base em estudos de revisão e permitem compreender as implicações da história e da
epistemologia da ciência, bem como, trazer um panorama dos estudos de Bachelard, e
dos conceitos discutidos pelo autor no Ensino de Química. Os capítulos finais
apresentam uma análise documental para a compreensão das noções de conceito,
destacando a sua pluralidade com base nos estudos de Taber (2019). Um caminho
possível e provável para a construção do conceito de Ligações Químicas de Lewis é
descrito a partir de uma visão epistemológica, discutindo alguns estudos que antecedem
a proposição de Gilbert Lewis para as Ligações Químicas. Os documentos não são
tratados neste estudo necessariamente em ordem “temporal”, mas sim, por uma
perspectiva orientada pela análise epistemológica com base em Bachelard. Portanto, foi
possível analisar os documentos de modo a construir o caminho das ideias. A sequência
do estudo apresentada a gênese do conhecimento científico proposto por Lewis a
respeito das Ligações Químicas e sua construção, as concepções que se sucederam
nos seus diferentes contextos e as modificações ocorridas ao longo do tempo, baseando
se principalmente na análise de três artigos publicados por Lewis. Deste modo,
atentando-se para as relações do conceito de Lewis presente no Ensino Médio atual,
discutido nas aulas de Química o estudo estabelece as relações com os níveis
macroscópico, submicroscópico, simbólico e humano, os quais organizam a área do
Ensino de Química. Sugerindo como possibilidade metodológica a utilização da própria
proposta de Lewis para o ensino das Ligações Químicas, como por exemplo, a utilização
de seu modelo atômico cúbico, as discussões das Ligações Químicas a partir das
propriedades das substâncias e estrutura da matéria. Foi possível evidenciar a
importância da história e da epistemologia para a compreensão da natureza do
conhecimento científico, principalmente quando baseadas nos estudos de Bachelard,
que se mostram com grandes potencialidades e ainda atual nos dias de hoje. Os estudos
de Lewis sobre as Ligações Químicas se desenvolveram a partir de conceitos já
existentes, demonstrando que o conhecimento científico não é fruto um processo
histórico de construção. A ligação iônica e a ligação covalente estão sendo trabalhados
no Ensino de Química, porém a forma como Lewis explica sua teoria originalmente é
desconsiderada, se explica a atração entre os átomos associado a formação da regra do
octeto. O modelo atômico proposto por Lewis não é apresentado na sala de aula, é
comumente utilizado o modelo atômico de Bohr. Destacar tais características e
fragilidades dos processos de ensino relativos às Ligações Químicas pode colaborar com
a formação docente e o ensino escolarizado da disciplina escolar de Química.