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dc.creatorNogueira, Maria da Graça Saraiva
dc.creatorCasali, Caroline
dc.date.accessioned2024-08-20T10:11:56Z
dc.date.available2024-08-20T10:11:56Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationNOGUEIRA,Maria da Graça Saraiva ; CASALI, Caroline .Acesso a políticas de ações afirmativas em sítios eletrônicos de universidades federais brasileiras. CONTRAPONTOS, v. 21, p. 79-96, 2022. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/17687. Acesso em: 19 ago. 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13872
dc.description.abstractO objetivo deste texto é discutir como os sítios eletrônicos das universidades federais brasileiras apresentam as políticas de ações afi rmativas à comunidade em geral, dispondo informações sobre ingresso e permanência de estudantes no ensino superior. Para isso, foi realizado estudo de natureza aplicada, com objetivo descritivo e procedimento de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os sítios eletrônicos de 63 universidades federais brasileiras foram observados, entre 19 e 27 de setembro de 2020, com o intuito de mensurar, em cada sítio, a quantidade de cliques necessários para acessar as políticas de ações afi rmativas para ingresso e permanência de estudantes no ensino superior. As análises demonstram que apenas uma universidade federal brasileira não apresenta as políticas públicas para ingresso e permanência de estudantes em seu sítio. As outras 62 instituições dispõem o acesso a essas políticas em, no máximo, três cliques, padrão considerado adequado para transparência e acesso à informação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUnivalipt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPermanência no ensino superiorpt_BR
dc.subjectAffirmative actionspt_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.subjectStaying in higher educationpt_BR
dc.titleAcesso a políticas de ações afirmativas em sítios eletrônicos de universidades federais brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeAccess to affirmative action policies on websites of brazilian federal universitiespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p79-96
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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