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Acesso a políticas de ações afirmativas em sítios eletrônicos de universidades federais brasileiras
dc.creator | Nogueira, Maria da Graça Saraiva | |
dc.creator | Casali, Caroline | |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T10:11:56Z | |
dc.date.available | 2024-08-20T10:11:56Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA,Maria da Graça Saraiva ; CASALI, Caroline .Acesso a políticas de ações afirmativas em sítios eletrônicos de universidades federais brasileiras. CONTRAPONTOS, v. 21, p. 79-96, 2022. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/17687. Acesso em: 19 ago. 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13872 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste texto é discutir como os sítios eletrônicos das universidades federais brasileiras apresentam as políticas de ações afi rmativas à comunidade em geral, dispondo informações sobre ingresso e permanência de estudantes no ensino superior. Para isso, foi realizado estudo de natureza aplicada, com objetivo descritivo e procedimento de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os sítios eletrônicos de 63 universidades federais brasileiras foram observados, entre 19 e 27 de setembro de 2020, com o intuito de mensurar, em cada sítio, a quantidade de cliques necessários para acessar as políticas de ações afi rmativas para ingresso e permanência de estudantes no ensino superior. As análises demonstram que apenas uma universidade federal brasileira não apresenta as políticas públicas para ingresso e permanência de estudantes em seu sítio. As outras 62 instituições dispõem o acesso a essas políticas em, no máximo, três cliques, padrão considerado adequado para transparência e acesso à informação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Univali | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Permanência no ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Affirmative actions | pt_BR |
dc.subject | Social inclusion | pt_BR |
dc.subject | Staying in higher education | pt_BR |
dc.title | Acesso a políticas de ações afirmativas em sítios eletrônicos de universidades federais brasileiras | pt_BR |
dc.title.alternative | Access to affirmative action policies on websites of brazilian federal universities | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p79-96 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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