Show simple item record

dc.creatorSouza, Eduarda Vieira de
dc.creatorFary, Bruna Adriane
dc.creatorPastoriza, Bruno dos Santos
dc.date.accessioned2024-08-29T18:43:58Z
dc.date.available2024-08-29T18:43:58Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSOUZA, Eduarda Vieira de ; FARY, Bruna Adriane ; PASTORIZA, Bruno dos Santos. Intervenção didática acerca do Desenho Universal para a Aprendizagem em curso de formação de professores de Química. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13937
dc.description.abstractNo contexto educacional, uma das áreas que tem se disseminado e mostrado resultados interessantes no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem, está relacionado aos jogos didáticos, uma vez que, de acordo com Cunha (2012), ao serem utilizados em sala de aula podem possibilitar diferentes formas de aprendizagem quanto aos conceitos e o desenvolvimento de valores, desde que sejam usados com intuitos que vão além de apenas tornar o ensino mais divertido. O fato é, será que quando se trata de uma turma heterogênea, composta por alunos com e sem deficiência esse tipo de atividade deixa de ter potencial? Ou podem ser desenvolvidas e adaptadas de acordo com o perfil da turma e o objetivo da proposta? É com base nesses questionamentos e nas discussões em termos do movimento de inclusão que o presente trabalho relaciona Educação Inclusiva, com a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Isto pois, conforme evidenciam Boff, Shaw e Souza (2022), a Educação Inclusiva não é somente sobre integrar, possibilitando o acesso de alunos em situações de exclusão, no âmbito escolar, é sobre criar condições através de práticas pedagógicas que levem em conta as especificidades de cada um, para que esses sujeitos consigam permanecer e aprender dentro de um espaço comum.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Ensinopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagempt_BR
dc.titleIntervenção didática acerca do Desenho Universal para a Aprendizagem em curso de formação de professores de Químicapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record