Mostrar el registro sencillo del ítem
Intervenção didática acerca do Desenho Universal para a Aprendizagem em curso de formação de professores de Química
dc.creator | Souza, Eduarda Vieira de | |
dc.creator | Fary, Bruna Adriane | |
dc.creator | Pastoriza, Bruno dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T18:43:58Z | |
dc.date.available | 2024-08-29T18:43:58Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Eduarda Vieira de ; FARY, Bruna Adriane ; PASTORIZA, Bruno dos Santos. Intervenção didática acerca do Desenho Universal para a Aprendizagem em curso de formação de professores de Química. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13937 | |
dc.description.abstract | No contexto educacional, uma das áreas que tem se disseminado e mostrado resultados interessantes no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem, está relacionado aos jogos didáticos, uma vez que, de acordo com Cunha (2012), ao serem utilizados em sala de aula podem possibilitar diferentes formas de aprendizagem quanto aos conceitos e o desenvolvimento de valores, desde que sejam usados com intuitos que vão além de apenas tornar o ensino mais divertido. O fato é, será que quando se trata de uma turma heterogênea, composta por alunos com e sem deficiência esse tipo de atividade deixa de ter potencial? Ou podem ser desenvolvidas e adaptadas de acordo com o perfil da turma e o objetivo da proposta? É com base nesses questionamentos e nas discussões em termos do movimento de inclusão que o presente trabalho relaciona Educação Inclusiva, com a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Isto pois, conforme evidenciam Boff, Shaw e Souza (2022), a Educação Inclusiva não é somente sobre integrar, possibilitando o acesso de alunos em situações de exclusão, no âmbito escolar, é sobre criar condições através de práticas pedagógicas que levem em conta as especificidades de cada um, para que esses sujeitos consigam permanecer e aprender dentro de um espaço comum. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Química - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Intervenção didática acerca do Desenho Universal para a Aprendizagem em curso de formação de professores de Química | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |