• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estratégias de ensino na formação dos professores: análise das práticas educativas na Revista Brasileira de Educação em Geografia

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Matheus_Rossales_Dissertação.pdf (5.734Mb)
Data
2024-08-01
Autor
Rossales, Matheus Kleinicke
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A dissertação trata de uma pesquisa sobre o contexto da formação dos professores utilizando como objeto de estudo a “Revista Brasileira de Educação em Geografia” (RBEG). Busca discutir o universo de práticas educativas e inventariar se as estratégias de ensino e de aprendizagem dessas práticas promovem a aprendizagem geográfica. As bases dessa pesquisa advêm das atividades desenvolvidas durante o período da graduação, assim, a investigação propõe avançar nas discussões realizadas desde o período do autor como licenciando. O texto está categorizado em lugar de fala, introdução, fundamentação teórica, percurso metodológico da pesquisa, resultados e discussões e considerações finais. Os caminhos metodológicos abordaram as características de uma pesquisa qualitativa focada na entrevista estruturada e análise de conteúdo, esmiuçando a coleta de dados por meio de suas etapas e o tratamento dos dados. Com as informações das práticas educativas catalogadas através da revista, foi possível fazer um mapeamento destas estratégias de ensino e aprendizagem, assim, abrindo a possibilidade de inferir e interpretar como estas atividades foram desenvolvidas no universo das práticas educativas. Em relação a pergunta central que é a pedra fundamental desta investigação científica, vimos através dos resultados gerados uma diversidade de propostas metodológicas que tiveram êxito na educação básica e ensino superior. No que concerne os objetivos específicos, foi evidenciado ao longo da investigação: um mapeamento do que vem sendo produzido no contexto das práticas educativas da RBEG; foi apresentado o repertório de estratégias de ensino empregues pelas práticas educativas; ocorreu uma análise voltada a relação das competências e habilidades da geografia com a BNCC; e discutido a relevância dos processos formativos nas práticas educativas analisadas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14112
Collections
  • PPGeo: Dissertações e Teses [100]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV