• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estratégias de ensino na formação dos professores: análise das práticas educativas na Revista Brasileira de Educação em Geografia

Thumbnail
View/Open
Matheus_Rossales_Dissertação.pdf (5.734Mb)
Date
2024-08-01
Author
Rossales, Matheus Kleinicke
Metadata
Show full item record
Abstract
A dissertação trata de uma pesquisa sobre o contexto da formação dos professores utilizando como objeto de estudo a “Revista Brasileira de Educação em Geografia” (RBEG). Busca discutir o universo de práticas educativas e inventariar se as estratégias de ensino e de aprendizagem dessas práticas promovem a aprendizagem geográfica. As bases dessa pesquisa advêm das atividades desenvolvidas durante o período da graduação, assim, a investigação propõe avançar nas discussões realizadas desde o período do autor como licenciando. O texto está categorizado em lugar de fala, introdução, fundamentação teórica, percurso metodológico da pesquisa, resultados e discussões e considerações finais. Os caminhos metodológicos abordaram as características de uma pesquisa qualitativa focada na entrevista estruturada e análise de conteúdo, esmiuçando a coleta de dados por meio de suas etapas e o tratamento dos dados. Com as informações das práticas educativas catalogadas através da revista, foi possível fazer um mapeamento destas estratégias de ensino e aprendizagem, assim, abrindo a possibilidade de inferir e interpretar como estas atividades foram desenvolvidas no universo das práticas educativas. Em relação a pergunta central que é a pedra fundamental desta investigação científica, vimos através dos resultados gerados uma diversidade de propostas metodológicas que tiveram êxito na educação básica e ensino superior. No que concerne os objetivos específicos, foi evidenciado ao longo da investigação: um mapeamento do que vem sendo produzido no contexto das práticas educativas da RBEG; foi apresentado o repertório de estratégias de ensino empregues pelas práticas educativas; ocorreu uma análise voltada a relação das competências e habilidades da geografia com a BNCC; e discutido a relevância dos processos formativos nas práticas educativas analisadas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14112
Collections
  • PPGeo: Dissertações e Teses [100]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV