dc.creator | Burkle, Bruno Feijó | |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T19:06:25Z | |
dc.date.available | 2024-10-01T19:06:25Z | |
dc.date.issued | 2023-03-29 | |
dc.identifier.citation | BURKLE, Bruno Feijó. Efeitos do feedback de concepções de capacidade na aprendizagem motora em crianças. 2023. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14167 | |
dc.description.abstract | The objective of the present study was to verify the effects of the feedback of
conceptions of ability in the acquisition of a motor skill in children of different age
groups. The sample consisted of 68 participants (32 boys and 36 girls), aged 6 and 12
years, divided into 4 practice groups: malleable conceptions of ability feedback 6 and
12 (FBM6 and FBM12) and fixed conceptions of ability feedback 6 and 12 (FBF6 and
FBF12). The motor task used was the soccer throw, aiming to hit the center of a target.
This target consists of a colored circle, 2.16 meters in diameter, equally divided into 5
scoring zones, with the central zone having a value of 5 points and the zones
surrounding the target having a value of 4, 3, 2 and 1 In the acquisition phase, all
participants performed 30 trials with conceptions of ability feedback provided at each
block of 5 trials. Retention test 1 was performed after 24 hours, in which each
participant performed 5 attempts, without providing any feedback. After the first
retention test all subjects received the same negative feedback. Soon, 5 more attempts
were made regarding retention test 2, similar to retention test 1. Self-efficacy
questionnaires and the Intrinsic Motivation Inventory (competence, interest and
importance) were applied at different times of the study. The results revealed, in the
retention test 2 carried out after the provision of negative feedback, superior
performance based on the feedback of malleable conceptions of capacity. However,
no differences were found in any motivational construct from providing feedback on
malleable conception of ability during the study phases. It is concluded that the
feedback of malleable conceptions of ability benefits the acquisition of sports motor
skills in children of different age groups. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
dc.subject | Concepções de capacidade | pt_BR |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.title | Efeitos do feedback de concepções de capacidade na aprendizagem motora em crianças | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6075105587355218 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2036471977494922 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do feedback de concepções de
capacidade na aquisição de uma habilidade motora em crianças de diferentes faixas
etárias. A amostra foi constituída de 68 participantes (32 meninos e 36 meninas), com
idade de 6 e 12 anos, distribuídos em 4 grupos de prática: feedback de concepção de
capacidade maleável de 6 e 12 anos de idade (FBM6 e FBM12) e feedback de
concepção de capacidade fixa de 6 e 12 anos de idade (FBF6 e FBF12). A tarefa
motora utilizada foi o arremesso lateral do futebol, tendo como objetivo acertar o centro
de um alvo. Este alvo consiste em um círculo colorido, com 2,16 metros de diâmetro,
dividido igualmente em 5 zonas de pontuação, tendo a zona central um valor de 5
pontos e as zonas que rodeiam o alvo um valor de 4, 3, 2 e 1. Na fase de aquisição,
todos os participantes realizaram 30 tentativas com fornecimento de feedbacks de
concepção de capacidade a cada bloco de 5 tentativas. Foi realizado o teste de
retenção 1, após 24h, em que cada participante realizou 5 tentativas sem o
fornecimento de nenhum feedback. Após o primeiro teste de retenção todos os
indivíduos receberam o mesmo feedback negativo. Logo em seguida foram realizadas
mais 5 tentativas referentes ao teste de retenção 2, similar ao teste de retenção 1.
Foram aplicados questionários de autoeficácia e o Inventário de motivação intrínseca
(competência, interesse e importância) em diferentes momentos do estudo. Os
resultados revelaram, no teste de retenção 2 realizado após o fornecimento de
feedback negativo, superioridade no desempenho a partir do feedback de concepções
de capacidade maleável. Porém, não foi encontrada superioridade em nenhum
constructo motivacional a partir do fornecimento de feedback de concepções de
capacidade maleável durante as fases do estudo. Conclui-se que o feedback de
concepções de capacidade maleável beneficia a aquisição de uma habilidade motora
esportiva em crianças de diferentes faixas etárias. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Drews, Ricardo | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |