Efeitos do feedback de concepções de capacidade na aprendizagem motora em crianças
Resumen
O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do feedback de concepções de
capacidade na aquisição de uma habilidade motora em crianças de diferentes faixas
etárias. A amostra foi constituída de 68 participantes (32 meninos e 36 meninas), com
idade de 6 e 12 anos, distribuídos em 4 grupos de prática: feedback de concepção de
capacidade maleável de 6 e 12 anos de idade (FBM6 e FBM12) e feedback de
concepção de capacidade fixa de 6 e 12 anos de idade (FBF6 e FBF12). A tarefa
motora utilizada foi o arremesso lateral do futebol, tendo como objetivo acertar o centro
de um alvo. Este alvo consiste em um círculo colorido, com 2,16 metros de diâmetro,
dividido igualmente em 5 zonas de pontuação, tendo a zona central um valor de 5
pontos e as zonas que rodeiam o alvo um valor de 4, 3, 2 e 1. Na fase de aquisição,
todos os participantes realizaram 30 tentativas com fornecimento de feedbacks de
concepção de capacidade a cada bloco de 5 tentativas. Foi realizado o teste de
retenção 1, após 24h, em que cada participante realizou 5 tentativas sem o
fornecimento de nenhum feedback. Após o primeiro teste de retenção todos os
indivíduos receberam o mesmo feedback negativo. Logo em seguida foram realizadas
mais 5 tentativas referentes ao teste de retenção 2, similar ao teste de retenção 1.
Foram aplicados questionários de autoeficácia e o Inventário de motivação intrínseca
(competência, interesse e importância) em diferentes momentos do estudo. Os
resultados revelaram, no teste de retenção 2 realizado após o fornecimento de
feedback negativo, superioridade no desempenho a partir do feedback de concepções
de capacidade maleável. Porém, não foi encontrada superioridade em nenhum
constructo motivacional a partir do fornecimento de feedback de concepções de
capacidade maleável durante as fases do estudo. Conclui-se que o feedback de
concepções de capacidade maleável beneficia a aquisição de uma habilidade motora
esportiva em crianças de diferentes faixas etárias.