dc.creator | Garcia, Rúbia da Cunha Gorziza | |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T19:18:32Z | |
dc.date.available | 2024-10-01T19:18:32Z | |
dc.date.issued | 2023-09-27 | |
dc.identifier.citation | GARCIA, Rúbia da Cunha Gorziza. Efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem de uma habilidade motora realizada em contexto online. 2023. 87 p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14172 | |
dc.description.abstract | Research in motor learning has shown that meeting the basic psychological
needs for autonomy, competence and social relationships brings benefits in the
acquisition of motor skills in different populations. Recently, cooperation and
competition began to be investigated as variables in the context of practice
capable of affecting the perception of social relationships. The present work
carried out a literature review about the effects of cooperation and competition on
the performance and learning of motor skills, in addition to an experimental study,
which aimed to verify the effects of cooperation and competition on the learning
of a motor skill performed online. in adults. Experiment participants were
randomly assigned to two groups and were told that the task consisted of hitting
as many targets as possible that appeared on the screen in each attempt. After
the pre-test and before the practice phase, participants in the cooperation group
(COO) received instructions directed towards a context of cooperative practice,
while participants in the competition group (COMP) received instructions directed
towards a structured practice in competition. Retention and transfer tests were
performed the next day in order to verify learning. The results showed that the
support for social relationships, manipulated through a context of practice
structured in cooperation, benefits the motor learning of adults in a motor skill
performed online, when compared to a context of practice structured in
competition. The findings obtained through this study can serve to better
understand the theme, as well as a basis for planning more efficient practical
interventions. For future studies, it is suggested to test the effect of interactions
with other variables, such as with the potential to increase the perception of
competence, such as positive feedback. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Relacionamento social | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.subject | Teoria da autodeterminação | pt_BR |
dc.title | Efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem de uma habilidade motora realizada em contexto online | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0256736144836515 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3676627708423832 | pt_BR |
dc.description.resumo | Pesquisas em aprendizagem motora vêm demonstrando que suprir as
necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e
relacionamento social acarreta benefícios na aquisição de habilidades motoras
em diferentes populações. Recentemente, a cooperação e a competição
passaram a ser investigadas como variáveis do contexto de prática capazes de
afetar a percepção de relacionamento social. O presente trabalho realizou uma
revisão da literatura acerca dos efeitos da cooperação e da competição na
performance e aprendizagem de habilidades motoras, além de um estudo
experimental, que objetivou verificar os efeitos da cooperação e da competição
na aprendizagem de uma habilidade motora realizada de forma online em
adultos. Os participantes do experimento foram aleatoriamente designados para
dois grupos e foram informados de que a tarefa consistia em acertar o maior
número possível de alvos que surgissem na tela em cada tentativa. Após o pré teste e antes da fase de prática os participantes do grupo cooperação (COO)
receberam instruções direcionadas para um contexto de prática cooperativa,
enquanto os participantes do grupo competição (COMP) receberam instruções
direcionadas para uma prática estruturada na competição. Testes de retenção e
transferência foram realizados no dia seguinte, de modo a verificar a
aprendizagem. Os resultados mostraram que o suporte ao relacionamento
social, manipulado através de um contexto de prática estruturado na cooperação
beneficia a aprendizagem motora de adultos em uma habilidade motora
realizada de forma online, quando comparado a um contexto de prática
estruturado na competição. Os achados obtidos através do presente estudo
podem servir para melhor compreensão da temática, além de embasamento
para o planejamento de intervenções práticas mais eficientes. Para futuros
estudos, sugere-se testar o efeito de interações com outras variáveis, como por
exemplo com o potencial de aumentar a percepção de competência, como o
feedback positivo. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Clark, Suzete Chiviacowsky | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |