Efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem de uma habilidade motora realizada em contexto online

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Data
2023-09-27Autor
Garcia, Rúbia da Cunha Gorziza
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Mostrar registro completoResumo
Pesquisas em aprendizagem motora vêm demonstrando que suprir as
necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e
relacionamento social acarreta benefícios na aquisição de habilidades motoras
em diferentes populações. Recentemente, a cooperação e a competição
passaram a ser investigadas como variáveis do contexto de prática capazes de
afetar a percepção de relacionamento social. O presente trabalho realizou uma
revisão da literatura acerca dos efeitos da cooperação e da competição na
performance e aprendizagem de habilidades motoras, além de um estudo
experimental, que objetivou verificar os efeitos da cooperação e da competição
na aprendizagem de uma habilidade motora realizada de forma online em
adultos. Os participantes do experimento foram aleatoriamente designados para
dois grupos e foram informados de que a tarefa consistia em acertar o maior
número possível de alvos que surgissem na tela em cada tentativa. Após o pré teste e antes da fase de prática os participantes do grupo cooperação (COO)
receberam instruções direcionadas para um contexto de prática cooperativa,
enquanto os participantes do grupo competição (COMP) receberam instruções
direcionadas para uma prática estruturada na competição. Testes de retenção e
transferência foram realizados no dia seguinte, de modo a verificar a
aprendizagem. Os resultados mostraram que o suporte ao relacionamento
social, manipulado através de um contexto de prática estruturado na cooperação
beneficia a aprendizagem motora de adultos em uma habilidade motora
realizada de forma online, quando comparado a um contexto de prática
estruturado na competição. Os achados obtidos através do presente estudo
podem servir para melhor compreensão da temática, além de embasamento
para o planejamento de intervenções práticas mais eficientes. Para futuros
estudos, sugere-se testar o efeito de interações com outras variáveis, como por
exemplo com o potencial de aumentar a percepção de competência, como o
feedback positivo.