O efeito da suplementação de cálcio durante a gravidez nos marcadores bioquímicos de pressão arterial em crianças de 13 anos (seguimento de um ensaio clínico randomizado)
Resumen
Esta tese de doutorado, conforme previsto no regimento do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, é composta por cinco partes: projeto de pesquisa, relatório do trabalho de campo, artigos, reportagem curta para ser divulgada na imprensa e anexos. A suplementação dietética de cálcio durante a gravidez tem mostrado através de ensaios clínicos reduzir a incidência de hipertensão induzida pela gravidez. Acompanhamentos longitudinais de dois destes estudos mostraram redução da incidência de elevação da pressão arterial nos filhos de mães que receberam suplemento de cálcio. Um estudo com animais confirmou estes achados. Os mecanismos relacionados a estes efeitos são desconhecidos. O presente estudo explora estes mecanismos, comparando os níveis de hormônios reguladores de cálcio nos fihos de mães que foram expostas a cálcio ou a placebo durante a gravidez, e avaliando a associação entre estes hormônios e a pressão arterial de seus filhos. Dados de um acompanhamento de crianças nascidas de mães que participaram do segundo maior estudo clínico sobre suplementação de cálcio serão utilizados para a análise. A série de dados também contém informações de variáveis
perinatais, indicadores de resistência à insulina e uma avaliação antropométrica detalhada durante o seguimento. Hipertensão, obesidade e diabetes têm sido associados à chamada “síndrome x”, e esta condição está associada a prejuízos no crescimento fetal e no metabolismo de cálcio. Neste contexto, o estudo explora também os determinantes de hipertensão e resistência à insulina nestas crianças.