| dc.creator | Fenner, Camila Knebel | |
| dc.date.accessioned | 2024-10-22T12:49:26Z | |
| dc.date.available | 2024-10-22T12:49:26Z | |
| dc.date.issued | 2024-02-16 | |
| dc.identifier.citation | FENNER, Camila Knebel. Independência moçambicana, política e liberdade em Orgia dos Loucos (1990), de Ungulani Ba Ka Khosa. Orientador: Alfeu Sparemberger. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14348 | |
| dc.description.abstract | El objetivo principal de este trabajo es analizar la relación entre Orgia dos loucos
(1990), del escritor mozambiqueño Ungulani Ba Ka Khosa, y el contexto en el que se
produjo, destacando cuestiones sociopolíticas vinculadas al periodo posterior a la
independencia de Mozambique. El libro se compone de nueve relatos cortos: O
prémio; A praga; A solidão do Senhor Matias; Fragmentos de um diário; A orgia dos
loucos; Morte inesperada; O exorcismo; A revolta; Fábula do futuro. Los relatos están
ambientados en Mozambique y transcurren, en su mayoría, durante el periodo
posterior a la independencia del país, con la excepción de algunos cuentos que
marcan la transición entre el periodo colonial y la consolidación del país como territorio
independiente. Los rastros de este contexto surgen inevitablemente en las narraciones
a partir del enfoque del autor en la vida cotidiana de los personajes ordinarios que
viven en el escenario mozambiqueño posterior a la independencia. Además, la crítica
del libro abre la puerta a la discusión sobre la libertad por la que lucharon los
revolucionarios en la lucha por la liberación, cuestionando si fue efectiva y si los
mozambiqueños se liberaron realmente de las ataduras de la colonización tras la
independencia. Los estudios poscoloniales sirvieron de base para este debate, y
utilizamos lecturas como las de Ashcroft (2007), Afolabi (2010), Beal (2010), Bhabha
(2013), Cabaço (2009), Césaire (2020), Curtin (2010), Fanon (1961), Laranjeira
(1995), Leite (2010), Newitt (2002), Ngoenha (1993; 2022), Noa (2015), Said (1990) y
Visentini (2012), los principales exponentes del campo, junto a varios otros autores
dedicados al estudio de la literatura africana en lengua portuguesa. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Ungulani Ba Ka Khosa | pt_BR |
| dc.subject | Moçambique | pt_BR |
| dc.subject | Pós-independência | pt_BR |
| dc.subject | Literatura moçambicana | pt_BR |
| dc.subject | Conto | pt_BR |
| dc.subject | Mozambique | pt_BR |
| dc.subject | Post-independencia | pt_BR |
| dc.subject | Literatura mozambiqueña | pt_BR |
| dc.subject | Cuento | pt_BR |
| dc.title | Independência moçambicana, política e liberdade em Orgia dos Loucos (1990), de Ungulani Ba Ka Khosa | pt_BR |
| dc.title.alternative | Independencia mozambiqueña, política y libertad en Orgia dos Loucos (1990), de Ungulani Ba Ka Khosa | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7785423886043689 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9671613350365467 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal analisar a relação entre a obra Orgia dos
loucos (1990), do moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, e o seu contexto de produção,
evidenciando questões sociopolíticas ligadas ao período pós-independência de
Moçambique. O livro é composto por nove contos, sendo eles: O prémio; A praga; A
solidão do Senhor Matias; Fragmentos de um diário; A orgia dos loucos; Morte
inesperada; O exorcismo; A revolta; Fábula do futuro. O espaço das histórias é
Moçambique e elas ocorrem, em sua maioria, durante o período pós-independência
do país, com exceção de alguns contos que marcam a transição entre o período
colonial e a consolidação do país como território independente. Traços desse contexto
surgem inevitavelmente nas narrativas a partir do foco do autor no cotidiano de
personagens comuns que vivem no cenário moçambicano pós-independência. Além
disso, as críticas presentes no livro abrem brecha para discutirmos sobre a liberdade
pela qual os revolucionários batalhavam na luta por libertação, questionando se ela
foi efetiva e se os moçambicanos tornaram-se realmente livres das amarras da
colonização após a independência. Os estudos pós-coloniais serviram como base
para esse debate, e utilizamos leituras como Ashcroft (2007), Afolabi (2010), Beal
(2010), Bhabha (2013), Cabaço (2009), Césaire (2020), Curtin (2010), Fanon (1961),
Laranjeira (1995), Leite (2010), Newitt (2002), Ngoenha (1993; 2022), Noa (2015),
Said (1990) e Visentini (2012), principais expoentes na área, juntamente com vários
outros autores dedicados ao estudo das literatura africanas de língua portuguesa. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sparemberger, Alfeu | |
| dc.subject.cnpq1 | LETRAS | pt_BR |