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dc.creatorPriebe, Larissa Soares
dc.date.accessioned2024-10-29T19:22:45Z
dc.date.available2024-10-29
dc.date.available2024-10-29T19:22:45Z
dc.date.issued2023-07-28
dc.identifier.citationPRIEBE, Larissa Soares. Trajetórias de lutas por reconhecimento na formação continuada de professores da infância. 2023. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) – - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14386
dc.description.abstractThe research is linked to the Line of Research Teacher training, teaching, educational processes and practices of the Graduate Program in Education (Line 4) of the Federal University of Pelotas, under the guidance of Prof. Dr. Maiane Liana Hatschbach Ourique. Its main objective is to understand and analyze the indicators of the presence and absence of teacher recognition among early childhood teachers, understanding the struggles for recognition and how the images of teaching have repercussions in continuing education spaces. It is guided by the following problem: What images of teacher recognition are reflected in the continuing education of early childhood teachers? It takes a reconstructive hermeneutic approach, seeking mainly to understand reflection. In today's context, stereotyped images still resonate about teaching, sustained especially by devices that assist and reify the subjectivities of teachers. Therefore, the aim of this research is to understand how the images of teaching have repercussions in these training spaces, in order to perceive the marks of recognition and forgetting of recognition in the trajectories of teachers, as well as the implications of these traces for self-realization. We therefore seek to analyze two continuing education courses related to Childhood, which took place during the pandemic period. Continuing training cannot be reduced to the immediate application of techniques and methods, but must contribute to more reflective work, enabling the emancipation of subjects through dialog, listening and respect for subjectivity. Experiences of recognition provide the conditions for positive self-realization, and when recognition does not occur, teachers feel threatened, with a loss of self-esteem and an absence of self-realization. We need to resist the barbarities present in discussions related to teaching in order to recognize the subject-teacher as a whole and not be attracted to training that does not support reflection and emancipation. This resistance to barbarism will only be possible through participation, a holistic and sensitive understanding of training that welcomes and recognizes subjects through dialog and listening.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectImagens de docênciapt_BR
dc.subjectContinuing education of teacherspt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectRecognitionpt_BR
dc.subjectImages related of teachingpt_BR
dc.titleTrajetórias de lutas por reconhecimento na formação continuada de professores da infânciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0338703137075810pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241620845064515pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha 4) da Universidade Federal de Pelotas, sob orientação da Profa. Dra. Maiane Liana Hatschbach Ourique. Possui como objetivo principal compreender e analisar os indicadores de presença e ausência do reconhecimento docente de professores da infância, percebendo as lutas por reconhecimento e como as imagens de docência repercutem nos espaços de formação continuada. Orienta-se pela seguinte problemática: Quais imagens de reconhecimento docente são repercutidas na formação continuada de professores da infância? Possui uma abordagem hermenêutica reconstrutiva, buscando principalmente a compreensão sobre a reflexão. No contexto atual, ainda repercutem imagens estereotipadas sobre a docência, sustentadas, especialmente, em dispositivos assistencialistas e reificantes das subjetividades de professores. O desejo de pesquisa é, portanto, compreender como as imagens de docências repercutem nesses espaços de formação, a fim de perceber as marcas de reconhecimento e esquecimento de reconhecimento nas trajetórias dos docentes, bem como as implicações desses vestígios na autorrealização. Dessa forma, busca-se analisar dois cursos de formação continuada relacionados à Infância, ocorridos durante o período de pandemia. As formações continuadas não podem se reduzir a fins imediatos de aplicações de técnicas e métodos, mas contribuir para um trabalho mais reflexivo, possibilitando a emancipação dos sujeitos através do diálogo, da escuta e do respeito à subjetividade. As experiências de reconhecimento fornecem condições para a autorrealização positiva e quando não ocorre o reconhecimento, o docente sente-se ameaçado, ocorrendo a perda da autoestima e a ausência da autorrealização. É preciso resistir às barbáries presentes nos discursos relacionados à docência para reconhecermos o sujeito-professor em sua totalidade e não sermos atraídos por formações que não sustentam a reflexão e a emancipação. Essa resistência às barbáries só será possível através da participação, da compreensão holística e sensível de uma formação que acolhe e reconhece os sujeitos por meio do diálogo e da escuta.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ourique, Maiane Liana Hatschbach
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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