Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilveira, Cristian Borba da
dc.date.accessioned2024-10-29T23:07:44Z
dc.date.available2024-10-29T23:07:44Z
dc.date.issued2023-07-16
dc.identifier.citationSILVEIRA, Cristian Borba da. A representação da escrita no espectro autoficcional: uma leitura de três romances brasileiros contemporâneos. Orientador: Aulus Mandagará Martins. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14391
dc.description.abstractIn contemporary Brazilian novel, the prominence of the writer as a character indicates a trend of literature for delving into the act of writing. This prominence is part of a broader trend of coincidences between social categories of authors and characters, particularly when they are protagonists or narrators. This broader trend aligns with that of the autofictional spectrum, whose narratives are constructed on the boundaries between the fictional and the autobiographical. The representation of writing is identified in a set of works situated within this spectrum. This panorama is primarily discussed based on the studies of Anna Faedrich on autofiction in the context of Brazilian literature (2014, 2015, 2016); Igor Ximenes Graciano on narratives of the literary gesture and subsequent studies (2013, 2018, 2021); and Regina Dalcastagnè on the character in Brazilian novels (2005, 2021). The main hypotheses about works within the autofictional spectrum are as follows: the oxymoronic reading pact, mobilizing two distinct modes of reception of the work, namely the fictional and the autobiographical; the author as an imaginary construction achieved through reading the work and through the construction of the protagonist's figure; and, with the tensioning between the identities of author and protagonist, the relevance of the critical positioning on the act of writing within the realm of fiction. The study corpus consists of the following works: Becos da memória by Conceição Evaristo, published in 2006; A chave de casa by Tatiana Salem Levy, published in 2007; and Ribamar by José Castello, published in 2010. From a particular reading of these works, the representation of writing is analyzed in each narrative, articulating the main hypotheses about the autofictional spectrum.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEspectro autoficcionalpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectAutorpt_BR
dc.subjectObrapt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectAutofictional spectrumpt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectAuthorpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.titleA representação da escrita no espectro autoficcional: uma leitura de três romances brasileiros contemporâneospt_BR
dc.title.alternativeThe representation of writing in the autofictional spectrum: reading three contemporary Brazilian novelspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0118413547310033pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5779140095343632pt_BR
dc.description.resumoNo romance brasileiro contemporâneo, a proeminência do escritor enquanto personagem indica a tendência da literatura de se debruçar sobre o fazer literário. Esta proeminência faz parte de uma tendência mais ampla de coincidências entre categorias sociais de autores e personagens, sobretudo se protagonistas ou narradores. Esta tendência mais ampla está alinhada à do espectro autoficcional, cujas narrativas são construídas nos limites entre o romanesco e o autobiográfico. Identifica-se em um conjunto de obras situadas neste espectro a representação da escrita. Discute-se este panorama principalmente a partir dos estudos de Anna Faedrich sobre a autoficção no contexto da literatura brasileira (2014, 2015, 2016); de Igor Ximenes Graciano sobre as narrativas do gesto literário e estudos subsequentes (2013, 2018, 2021); e de Regina Dalcastagnè sobre o personagem do romance brasileiro (2005, 2021). As principais hipóteses sobre as obras do espectro autoficcional são: o pacto de leitura oximórico, mobilizando dois modos distintos de recepção da obra, a saber, o romanesco e o autobiográfico; o autor como construção imaginária realizada através da leitura da obra e pela construção da figura do protagonista; e, com o tensionamento das identidades do autor e do protagonista, a relevância do posicionamento crítico sobre o fazer literário inscrito no âmbito da ficção. As obras do corpus de estudo são: Becos da memória, de Conceição Evaristo, publicado em 2006; A chave de casa, de Tatiana Salem Levy, publicado em 2007; e Ribamar, de José Castello, publicado em 2010. A partir de uma leitura particular destas obras, analisa-se a representação da escrita em cada uma das narrativas, articulando as principais hipóteses sobre o espectro autoficcional.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Aulus Mandagará
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem