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dc.creatorSilva, Luciane Oliveira de Souza Sinott da
dc.date.accessioned2024-10-31T13:17:30Z
dc.date.available2024-10-31T13:17:30Z
dc.date.issued2023-09-14
dc.identifier.citationSILVA, Luciane Oliveira de Souza Sinott da. Cruzando fronteiras entre literatura e cinema: os dois lados de A superfície da sombra: Orientadora: Andrea Cristiane Kahmann. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14413
dc.description.abstractThis dissertation presents a comparative study between A superfície da sombra (2012), a literary work by the southern Brazilian writer Tailor Diniz, and the 2017 film of the same name, directed by Paulo Nascimento. This study proposes an analysis of both pieces, aiming to demonstrate that the film, while based on the book, constructs new meaning through its own language. Therefore, the cinematic narrative must be considered autonomously and cannot be evaluated in terms of a fidelity supposedly owed to the literary work. Comparisons between selected passages of both works are presented, from which the processes involved in (re)creating the literary narrative for the film can be observed, since, in the carrying out of these processes, distinct semiotic systems are used, and the adapter’s own subjective interpretation must be examined. Considerations are made on the boundaries present in these works, understood here as the boundaries between arts, the boundaries between works and the boundary as a physical space. This study employs qualitative methodology and contributions from literary comparativism, making use of existing bibliography as well as primary sources, such as correspondence with the author of the book, reviews of print news archives (e.g., Zero Hora) and scattered online content, justified by the scarcity of academic production on the theme and its novelty.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectFronteirapt_BR
dc.subjectTailor Dinizpt_BR
dc.subjectA superfície da sombrapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subjectBoundariespt_BR
dc.titleCruzando fronteiras entre literatura e cinema: os dois lados de A superfície da sombrapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3600272655314985pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0001-8582-9210pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6728317404750242pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Medeiros, Rosângela Fachel de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945604072370805pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva apresentar um estudo comparativo entre a obra literária A superfície da sombra (2012), do escritor gaúcho Tailor Diniz, e o filme homônimo dirigido por Paulo Nascimento, de 2017. Para tanto, propõe uma análise das obras (literária e cinematográfica), procurando demonstrar que o filme, baseando-se na obra literária, constrói novos significados através de sua linguagem. Em função disso, a narrativa fílmica deve ser estudada como uma obra autônoma, não podendo ser julgada em busca da suposta fidelidade devida à obra literária. Apresenta-se uma comparação entre trechos selecionados das obras literária e cinematográfica, a partir da qual se pretende observar os processos de (re)criação da narrativa literária para o cinema, uma vez que, para a realização desse processo, utilizam-se sistemas semióticos distintos e que se deve levar em conta a interpretação subjetiva do adaptador. Faz-se também uma discussão sobre as fronteiras presentes nessas obras, assim entendidas as fronteiras entre artes, as fronteiras entre obras e a fronteira como espaço físico. Este trabalho se constrói a partir de metodologia qualitativa e aportes do comparativismo literário, para o que se vale de revisões bibliográficas e consultas a fontes primárias, tais como contato com o autor da obra literária, além de buscas em acervos de jornais impressos (como Zero Hora) e conteúdos esparsos pela internet, o que se explica pela contemporaneidade do tema e pela escassez de materiais acadêmicos já produzidos sobre os temas destacados.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Kahmann, Andrea Cristiane
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


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