Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorLemes, Misael Krüger
dc.date.accessioned2024-10-31T13:55:58Z
dc.date.available2024-10-31T13:55:58Z
dc.date.issued2021-05-28
dc.identifier.citationLEMES, Misael Krüger. Aquisição das vogais altas anteriores do inglês como L2: o papel da instrução explícita mediada pelo ultrassom. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14420
dc.description.abstractThis study examines the application of ultrasound in activities of explicit instruction in the process of acquisition of English high front vowels /i/ and /ɪ/, by Brazilian learners. Specific aims of this study are to i) describe the acoustic characteristics of high front vowels produced by the learners before, during and after the process of explicit instruction; ii) investigate whether the contrast between the vowels [i] and [ɪ] is produced distinctively by learners in different stages of acquisition - initial and final; iii) compare whether there were acoustic differences in the pre- and post-explicit instruction productions, and iv) investigate the nature of the appendicular vowels produced by the learners. For such aims, six informants were selected, distributed in: (i) experimental group formed by four university students of the Language course - Portuguese and English, among which three were studying the initial period, and one was studying the final period of the course; (ii) a monolingual Brazilian Portuguese speaker and (iii) a native American English speaker. Each informant in the experimental group participated in three explicit instruction sessions, which took place weekly. The data were collected in three moments: (i) Pre-Test; (ii) Post-Test I and (iii) Post-Test II. The analysis of the formant data - F1 and F2 - was done using the Software Praat, version 6.1.03 (BOERSMA and WEENINK, 2019).. The data revealed that (i) the Ultrasound-Based Instruction contributes to the acquisition process of English high front vowels and (ii) it was also observed that learners use strategies for the production of high front vowels, which appear for the tense vowels as an element that resembles a glide, and, for the lax vowels as a vocalic element of another nature.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInstrução explícitapt_BR
dc.subjectUltrassonografiapt_BR
dc.subjectVogaispt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectExplicit Instructionpt_BR
dc.subjectUltrasoundpt_BR
dc.subjectVowelspt_BR
dc.subjectEnglishpt_BR
dc.titleAquisição das vogais altas anteriores do inglês como L2: o papel da instrução explícita mediada pelo ultrassompt_BR
dc.title.alternativeAcquisition of English High Front Vowels as L2: The Role of Ultrasound-Based Instructionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-9926-3673pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8068399132374159pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1966228513900929pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal avaliar os efeitos do emprego da ultrassonografia em atividades de instrução explícita no processo de aquisição das vogais altas anteriores do inglês, /i/ e /ɪ/, por aprendizes brasileiros. Os objetivos específicos são i) descrever acusticamente as vogais altas anteriores do inglês produzidas pelos aprendizes antes, durante e depois do processo de instrução explícita; ii) investigar se o contraste entre as vogais [i] e [ɪ] é produzido distintivamente por aprendizes em diferentes estágios de aquisição – inicial e final; iii) comparar se houve diferenças acústicas nas produções pré e pós-instrução explícita, e iv) investigar a natureza das vogais apendiculares produzidas pelos aprendizes. Para o cumprimento dos objetivos, foram selecionadas seis informantes, distribuídas em: (i) grupo experimental, formado por quatro estudantes universitárias do curso de Letras – Português e Inglês, dentre as quais três cursavam o período inicial, e uma cursava o período final do curso; (ii) uma falante monolíngue de Português Brasileiro e (iii) uma falante nativa de Inglês Americano. Cada informante do grupo experimental participou de três sessões de instrução explícita, que deveriam ocorrer semanalmente. Os dados foram coletados em três momentos: (i) Pré-Teste; (ii) Pós-Teste I e (iii) Pós-Teste II. A análise dos dados formânticos – F1 e F2 – foi realizada por meio do Software Praat, versão 6.1.03 (BOERSMA e WEENINK, 2019). Os dados revelaram que: (i) a instrução explícita mediada pela ultrassonografia contribui com o processo de aquisição dos segmentos altos anteriores do inglês e (ii) aprendizes utilizam estratégias de produção das vogais altas – que se apresentam, para a vogal tensa, como um elemento que se assemelha a um glide, e, para a vogal frouxa, como um elemento vocálico de outra natureza.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Giovana Ferreira
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem