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dc.creatorFrey, Tanise Monteiro
dc.date.accessioned2024-10-31T15:09:25Z
dc.date.available2024-10-31T15:09:25Z
dc.date.issued2023-11-30
dc.identifier.citationFREY, Tanise Monteiro. A instrução explícita na aquisição das consoantes fricativas alveolopalatais e africadas do inglês por aprendizes brasileiros. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14424
dc.description.abstractThis research aims to investigate the effectiveness of explicit instruction activities in the acquisition of alveolopalatal fricatives - /ʃ/ and /ʒ/ - and africates - /dʒ/ and /tʃ/ - in English by Brazilian learners of English as a second language (L2). The study considers a variety of phonological and graphophonemic contexts that may pose challenges for students in producing these segments. Data on the acoustic production of three participants were collected at the Oral Language Emergency Laboratory (LELO) at the Federal University of Pelotas. Visual stimuli, including images and written words, were presented to elicit the production of target sounds within a sentence frame and analyzed guided by the Complex Dynamic Systems Theory. Data collection occurred at four distinct stages: i) pre-explicit instruction, ii) immediately post-explicit instruction sessions, iii) post-tests, and iv) one month after the final instruction stage. Three participants from the English-Portuguese Translation program at the Federal University of Pelotas were invited to engage in the research, undergoing explicit instruction activities across four sessions. The results showed that spelling plays an important role in the occurrence of accurate production. Furthermore, the phonetic-phonological acquisition of target segments in initial positions occurs more quickly than in medial positions in syllables. Regarding the role of explicit instruction, significant changes were identified to improve the informants' production, mainly for the segments that are in process of acquisition, emphasis to voiced alveolopalatal fricative /ʒ/. This study contributes to identifying the primary factors hindering the production of alveolopalatal fricatives and affricates in English by Brazilian learners regarding segment acquisition, contrastive pairs, syllabic constituent and word position as well as it analyzes the efficiency of explicit instruction activities in the L2 acquisition process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInstrução explícitapt_BR
dc.subjectAquisição de segunda línguapt_BR
dc.subjectAprendizes brasileirospt_BR
dc.subjectFricativas alveolopalataispt_BR
dc.subjectAfricadas do inglêspt_BR
dc.subjectExplicit Instructionpt_BR
dc.subjectSecond language acquisitionpt_BR
dc.subjectBrazilian learnerspt_BR
dc.subjectAlveolopalatal fricativespt_BR
dc.subjectEnglish affricatespt_BR
dc.titleA instrução explícita na aquisição das consoantes fricativas alveolopalatais e africadas do inglês por aprendizes brasileirospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7049265900889683pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1966228513900929pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo verificar a eficácia de atividades de instrução explícita, à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, na aquisição das consoantes fricativas alveolopalatais – /ʃ/ e /ʒ/ – e africadas – /dʒ/ e /tʃ/ – da língua inglesa por aprendizes brasileiros de inglês como L2, considerando os distintos contextos fonológicos e de correspondência grafofônica que podem gerar dificuldades na produção desses segmentos pelos alunos. Para isso, as coletas de dados de produção acústica de três informantes, foram realizadas no Laboratório Emergência da Linguagem Oral (LELO) da Universidade Federal de Pelotas, e contaram com estímulos visuais (apresentação de imagens e palavras escritas) para que os informantes produzissem os sons-alvo em uma frase veículo. As coletas ocorreram em quatro momentos distintos: i) pré-instrução explícita, ii) imediatamente após as sessões de instrução explícita, iii) pós-testes e iv) um mês após a última etapa de instrução. Três informantes do curso de Letras Tradução Inglês – Português da Universidade Federal de Pelotas – foram convidados a participar da pesquisa e receberam atividades de instrução explícita ao longo de quatro encontros. Os resultados evidenciaram que a ortografia exerce um papel importante para a ocorrência de produção acurada. Além disso, a aquisição fonético-fonológica dos segmentos-alvo em posições iniciais ocorre mais rapidamente do que em posições mediais nas sílabas. No que concerne ao papel da instrução explícita, identifica-se mudanças significativas para a melhoria na produção dos informantes, principalmente para os segmentos ainda em processo de aprendizagem, destacando-se a fricativa alveolopalatal vozeada /ʒ/. Com a presente pesquisa, contribuímos com a identificação dos principais fatores que dificultam a produção das consoantes fricativas alveolopalatais e africadas do inglês por parte dos aprendizes brasileiros no que concerne à aquisição dos segmentos, pares contrastivos, constituinte silábico e posição na palavra, bem como, analisamos a eficiência das atividades de instrução explícita no processo de aquisição de L2.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Giovana Ferreira
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


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