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dc.creatorNunes, Gabriel Barcellos
dc.date.accessioned2024-10-31T21:53:05Z
dc.date.available2024-10-31T21:53:05Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.identifier.citationNUNES, Gabriel Barcellos. A Educação do Campo e a leitura literária em um território camponês de lutas e desafios: uma experiência escolar em Piratini (RS). Orientadora: Vania Grim Thies, 2023, 134f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14430
dc.description.abstractThe research for this Master's Dissertation aimed to analyze the rural reader's experience in encountering literary books and the importance of school in this process, problematizing the right to literature in a peasant territory marked by agrarian struggles. The work presented the discussion and related Educação do Campo and literary reading, based on the observation of a project that takes place at the Deputado Adão Pretto State High School, located in the rural area of the municipality of Piratini (RS), a reference to serve Agrarian Reform settlers, quilombolas and family farmers. It begins with the author's experiences and relationships with the countryside, poetry with the struggle for land, school with the pedagogical proposal and with reading and seeks references that enable the territory and chosen themes to be connected: Candido (2011), Petit (2009), Freire (1981), Compagnon (2009), Cosson (2006), Caldart (2009), Molina (2011), Arroyo (2007), Pennac (1993), among others. Using participant research, ten high school students participated in the analysis of participation in the Café Literário, an action carried out at the school, and with individual interviews. The investigation had two themes of analysis: the presence of literary reading and the encounter with books at school and the right to literature in a territory of struggles for land. As final results, it was considered that the school is the institution responsible for the construction of literary literacy, via cultural mediation and for allowing the experience of literature as a right also for peasant students to whom access to knowledge is often limited or even prohibited. It was also considered that there are limits that go beyond school practices, such as political issues, school transport, lack of resources to purchase books, among others. The research also sought to make contributions to Education by stating that the book and the land, in this peasant territory where the school is located, are configured as a material asset and also symbolic of the production of life.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLuta pela terrapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectFight for the landpt_BR
dc.titleA educação do campo e a leitura literária em um território camponês de lutas e desafios: uma experiência escolar em Piratini (RS)pt_BR
dc.title.alternativeEducação do campo and literary reading in a peasant territory of struggles and challenges: a school experience in Piratini (RS)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5698424015151177pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-6169-067Xpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2559006899606199pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desta Dissertação de Mestrado teve como objetivo analisar a experiência do leitor do campo no encontro com o livro literário e a importância da escola neste processo, problematizando o direito à literatura em um território camponês marcado pelas lutas agrárias. O trabalho apresentou a discussão e relacionou a Educação do Campo e a leitura literária, a partir da observação de um projeto que acontece na Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Adão Pretto, localizada na zona rural do município de Piratini (RS), referência por atender assentados da Reforma Agrária, quilombolas e agricultores familiares. Inicia-se nas vivências e nas relações do autor com o campo, da poesia com a luta pela terra, da escola com a proposta pedagógica e com a leitura e busca referências que possibilitem que, para o território e os temas escolhidos, estejam conectadas: Candido (2011), Petit (2009), Freire (1981), Compagnon (2009), Cosson (2006), Caldart (2009), Molina (2011), Arroyo (2007), Pennac (1993), entre outros. Utilizando a pesquisa-participante realizou-se com dez estudantes do Ensino Médio na análise da participação no Café Literário, ação realizada na escola, e com entrevistas individuais. A investigação contou com dois temas de análise: a presença da leitura literária e o encontro com o livro na escola e o direito à literatura em um território de lutas pela terra. Como resultados finais se considerou que a escola é a instituição responsável pela construção do letramento literário, via mediação cultural e por permitir a experiência da literatura como direito também dos educandos camponeses a quem, muitas vezes, o acesso ao conhecimento é limitado ou mesmo vedado. Também foi considerado que há limites que ultrapassam as práticas escolares, tais como as questões políticas, de transporte escolar, de falta de recursos para a compra de livros, entre outros. A pesquisa buscou ainda trazer contribuições à Educação afirmando que o livro e a terra, neste território camponês de localização da escola, configuram-se como um bem material e também simbólico de produção da vida.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Thies, Vania Grim
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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