| dc.creator | Mendes, Nicéia Silva | |
| dc.date.accessioned | 2024-10-31T21:53:37Z | |
| dc.date.available | 2024-10-31T21:53:37Z | |
| dc.date.issued | 2024-07-31 | |
| dc.identifier.citation | MENDES, Nicéia Silva. As jovens rurais dos cursos de Pedagogia da UFPel (2018/2 a 2023/1): aspectos da vida e da formação. Orientadora: Vania Grim Thies. 2024. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14431 | |
| dc.description.abstract | This dissertation focuses on the study of rural young women enrolled in the Pedagogy programs at the Federal University of Pelotas (UFPel). The objective is to analyze the experiences of young women connected to rural areas and undergoing their education, investigating whether their choice of program is a personal decision, or a social condition imposed on young women from the rural southern region. To achieve this, a mapping of students from the afternoon and evening Pedagogy courses in 2023 was
carried out. In this study, 12 young women participated in semi-structured interviews, covering admissions from the second semester of 2018 to the first semester of 2023. The student mapping followed the snowball effect, where one participant refers to another. The age range of the participants is between 18 and 27 years old, residing in municipalities or districts near Pelotas, where the university is located, which facilitates their access to the program. Through dialogues with the 12 young women, it was unanimously identified that they self-identify as rural youth, and the majority are daughters of family farmers who wish to return to their localities after completing the program to work as teachers, indicating their unique way of being in the world and (re)existing in this place that holds deep meaning for them. The data revealed that the Pedagogy program emerged as the best educational alternative given the social conditions they face. For them, becoming teachers represents the possibility of better life and work conditions, and consequently, the opportunity to gain autonomy and financial independence. In addition to demonstrating and contributing to the reflection on the diversity of families in rural areas, this research aims to provide visibility and credibility to the struggles of rural communities in the southern region, as well as contribute to combating the invisibility of financial issues faced by family farming. Ultimately, it is emphasized that there is a need for greater attention to the specificities of economically vulnerable rural youth regarding student financial aid. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Juventude rural | pt_BR |
| dc.subject | Curso de pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Jovens mulheres | pt_BR |
| dc.subject | Rural youth | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogy program | pt_BR |
| dc.subject | Young women | pt_BR |
| dc.title | As jovens rurais dos cursos de Pedagogia da UFPel (2018/2 a 2023/1): aspectos da vida e da formação | pt_BR |
| dc.title.alternative | The rural youth in the Pedagogy programs at UFPel (2018/2 to 2023/1): life and educational aspects | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0576485171717090 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-6169-067X | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2559006899606199 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação tem como tema de estudo as jovens rurais dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o objetivo de analisar as experiências vividas por jovens vinculadas ao território rural e à formação em andamento, verificando se a escolha pelo curso é uma opção ou é uma condição social que se apresenta para as jovens mulheres do território rural da zona sul. Para tanto, foi realizado o mapeamento das estudantes nos cursos vespertino e noturno de
Pedagogia durante o ano de 2023, no qual 12 jovens participaram da pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas, abrangendo os ingressos de 2018/2 a 2023/1. A forma como se delineou o mapeamento das estudantes nos cursos acarretou no
efeito bola de neve, ou snowball, quando um participante indica outro. A faixa etária das participantes da pesquisa varia de 18 a 27 anos de idade, as quais residem em municípios ou distritos próximos do município de Pelotas, onde fica localizada a
universidade, fato que viabiliza o acesso das estudantes no curso. Por meio do diálogo com as 12 jovens, identificou-se que de maneira unânime se autodeclaram jovens rurais e que, em maioria, são filhas de agricultores familiares que desejam retornar
para a localidade após a conclusão do curso para atuarem como professoras, indicando uma forma própria de estar no mundo e de (re)existir nesse lugar que para elas é representativo. Desse modo, os dados demonstraram que o curso de Pedagogia se colocou como a melhor alternativa de formação diante da condição social que elas se encontram sujeitas. Tornar-se professora para elas representa ter melhores condições de vida e trabalho, consequentemente, representa a oportunidade de conquistar autonomia e independência financeira. A pesquisa visa, além de demonstrar e contribuir com a reflexão sobre a diversidade das famílias do território rural, proporcionar visibilidade e credibilidade às lutas das comunidades rurais da Região Sul, bem como contribuir no combate à invisibilidade das questões financeiras das produções familiares. De todo modo, salienta-se que há a necessidade de um olhar mais atento às especificidades da juventude rural economicamente vulnerável para com os auxílios estudantis. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Thies, Vania Grim | |
| dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |