Mostrar el registro sencillo del ítem
A grafia de Onset Complexo nos anos iniciais: um estudo comparativo entre os dados de escrita de crianças brasileiras, portuguesas e moçambicanas
dc.creator | Goulart, Diego Domingos | |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T21:56:26Z | |
dc.date.available | 2024-10-31T21:56:26Z | |
dc.date.issued | 2023-11-09 | |
dc.identifier.citation | GOULART, Diego Domingos. A grafia de Onset Complexo nos anos iniciais: um estudo comparativo entre os dados de escrita de crianças brasileiras, portuguesas e moçambicanas. 2023. 139f.Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14436 | |
dc.description.abstract | The present research describes and analyzes the production of complex onsets (also called branched attack or consonant cluster), a structure for which, according to BISOL (1999), the language licenses consonants to compose it – the first consonant is filled by a labiodental fricative or a stop; and the second only for alveolar liquid accents, as in ‘blusa’ and ‘sempre’, for example. The spellings of CCV syllables in writing data from Brazilian, Portuguese and Mozambican Portuguese children, belonging to BATALE (Written Language Acquisition Text Bank) were studied considering errors and corretc spellings. The words with context for the target spelling were analyzed considering the following variables: error and corretc spellings success, school year, type of complex onset and strategy used. The error rate was 15% for data from Brazilian children; 9% for Portuguese children and 10% for Mozambican children. The series variable proved to be important in the reduction of errors in the three varieties studied, reinforcing Morais; Albuquerque; Leal (2005), Abaurre (2011), Miranda (2009; 2019), Pachalski (2020) among other authors. The main strategies used by children, in the three varieties of Portuguese, are: omission of C₂, metathesis and epenthesis. There was also data in which the syllable became complex due to the effect of metathesis or epenthesis for words in which there was no CCV structure. Both strategies and errors by type of complex onset presented similar results for both groups. The errors found in writing data, for the most part, derive from phonological aspects, and, in the minority, orthographic ones; the first aspect is fundamental to GEALE researches, whose studies seek to reveal children's hypotheses, through clues found in the acquisition of alphabetic writing, enabling the understanding that writing processes are evolutionary and that children, when faced and any writing obstacle, make mistakes that are anchored in the phonological knowledge available to them. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da escrita | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Sílabas complexas | pt_BR |
dc.subject | Onset complexo | pt_BR |
dc.subject | Fonologia-ortografia | pt_BR |
dc.subject | Writing acquisition | pt_BR |
dc.subject | Language acquisition | pt_BR |
dc.subject | Complex syllables | pt_BR |
dc.subject | Complex onset | pt_BR |
dc.subject | Phonology-spelling | pt_BR |
dc.title | A grafia de Onset Complexo nos anos iniciais: um estudo comparativo entre os dados de escrita de crianças brasileiras, portuguesas e moçambicanas | pt_BR |
dc.title.alternative | The spelling of complex onsets in the early years: a comparative study between writing data from Brazilian, Portuguese and Mozambican children | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0003-4905-5435 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3904402112735814 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-1380-5751 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5342617922616660 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cunha, Ana Paula Nobre da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2459320830644110 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa descreve, analisa e compara, em três variedades do português – brasileiro, europeu e moçambicano – a produção escrita de onset complexo (também denominado ataque ramificado ou encontro consonantal), estrutura para a qual, de acordo com BISOL (1999), a língua licencia consoantes para compô-la – a primeira consoante é preenchida por uma fricativa labiodental ou uma oclusiva, e a segunda somente por soantes líquidas alveolares, como /bl/ e /pɾ/ das palavras ‘blusa’ e ‘sempre’, por exemplo. A partir de dados pertencentes ao BATALE (Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita), foram estudadas as grafias de sílabas CCV encontradas em textos produzidos por crianças brasileiras, portuguesas e moçambicanas, considerando-se as seguintes variáveis: erro e acerto, ano escolar, tipo de onset complexo e estratégia utilizada. O índice de erros foi de 15% para os dados das crianças brasileiras; 09% para as portuguesas e 10% para as moçambicanas. A variável série mostrou-se importante para a redução dos erros nas três variedades estudadas, reforçando os achados de Morais; Albuquerque; Leal (2005), Abaurre (2011), Miranda (2009; 2019) e Pachalski (2020), dentre outros autores. As principais estratégias utilizadas pelas crianças, nas três variedades do português, são: omissão de C₂, metátese e epêntese. Foram ainda observados dados em que a sílaba se tornou complexa por efeito de metátese ou de epêntese em palavras nas quais não havia estrutura CCV. Tanto as estratégias quanto os erros por tipo de onset complexo apresentaram resultados semelhantes para todos os grupos. Os erros encontrados em dados de escrita, em sua maioria, derivam de aspectos fonológicos, e, em sua minoria, têm motivação ortográfica; o primeiro aspecto é basilar à investigação do GEALE, cujos estudos buscam revelar as hipóteses infantis, por meio de pistas encontradas na aquisição da escrita alfabética, possibilitando a compreensão de que os processos da escrita são evolutivos e as crianças, quando enfrentam algum obstáculo da escrita, apresentam erros que têm ancoragem no conhecimento fonológico disponível a elas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Ana Ruth Moresco | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.