Mostrar el registro sencillo del ítem
Regulação socialmente compartilhada e corregulação entre estudantes no trabalho em grupo: revisão integrativa e proposições para a inclusão de alunos com TEA
dc.creator | Leão, Andréia Texeira | |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T21:58:19Z | |
dc.date.available | 2024-10-31T21:58:19Z | |
dc.date.issued | 2024-01-15 | |
dc.identifier.citation | LEÃO, Andréia Texeira. Regulação socialmente compartilhada e corregulação entre estudantes no trabalho em grupo: revisão integrativa e proposições para a inclusão de alunos com TEA. Orientadora: Síglia Pimentel Höher Camargo. 2024. 147f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14439 | |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze the potential contributions of interventions involving socially shared regulation and co-regulation in group work to develop propositions for the participation and interaction of students with autism spectrum disorder (ASD) in inclusive contexts. Socially shared regulation can be perceived as a necessary competence for active student engagement in collaborative tasks, and co-regulation is an important support for individual self-regulation and/or experiencing episodes of shared social regulation. To achieve this, an integrative review was conducted using databases Scopus, Erick, Scielo, and Science Direct to analyze the potential contributions that studies point out about interventions involving socially shared regulation and co-regulation among students for group work. Eleven studies were found from 2012 to 2023, and moments of socially shared regulation were identified: shared discourse, planning, monitoring, and continuous negotiation (monitoring and evaluation). These moments can be promoted in the school context by challenging students to plan, execute, and evaluate their actions, using strategies to achieve their goals. Co-regulation was perceived in situations where support was needed for the individual to regulate certain dimensions of their learning. Additionally, interviews were conducted with four teachers from regular elementary and high school classrooms who had experience with group work involving students with ASD. The teachers expressed that group work was developed through discussions, mediation, scripts, and the use of feedback, considering the interests of the students. Based on the contributions found in the review and the experiences of the teachers, propositions for group work were organized to allow the interaction and participation of students with autism in episodes of socially shared regulation and co-regulation in group work. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Trabalho em grupo | pt_BR |
dc.subject | Regulação compartilhada | pt_BR |
dc.subject | Corregulaçāo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder (ASD) | pt_BR |
dc.subject | Group work | pt_BR |
dc.subject | Shared regulation | pt_BR |
dc.subject | Co-regulation | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Regulação socialmente compartilhada e corregulação entre estudantes no trabalho em grupo: revisão integrativa e proposições para a inclusão de alunos com TEA | pt_BR |
dc.title.alternative | Socially shared regulation and co-regulation among students in group work: integrative review and propositions for the inclusion of students with ASD | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8267598557785697 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0001-7058-6519 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1925189093877793 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Frison, Lourdes Maria Bragagnolo | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3997773314507845 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou analisar as possíveis contribuições de intervenções que envolveram a regulação socialmente compartilhada e a corregulação no trabalho em grupo para elaborar proposições visando a participação e interação de alunos com autismo no contexto inclusivo. A regulação socialmente compartilhada pode ser percebida como uma competência necessária para o envolvimento ativo dos alunos nas tarefas colaborativas, e a corregulação como um suporte importante para a autorregulação do indivíduo e/ou vivenciar episódios de regulação socialmente compartilhada. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa nas bases dados Scopus, Erick, Scielo e Science Direct para analisar as possíveis contribuições que os estudos apontam sobre intervenções que envolveram regulação socialmente compartilhada e corregulação entre estudantes para o trabalho em grupo. Foram encontrados 11 estudos no período de 2012 a 2023 e identificados momentos em que ocorreu a regulação socialmente compartilhada: discurso compartilhado, planejamento, monitoramento e negociação contínua (monitoramento e avaliação). Esses momentos podem ser promovidos no contexto escolar ao desafiar os alunos a planejar, executar e avaliar suas ações, utilizando estratégias para o alcance de seus objetivos. A corregulação foi percebida diante de situações em que o apoio se fez necessário para que o indivíduo regule determinadas dimensões de sua aprendizagem. Além disso, foi realizada uma entrevista com quatro professores da sala de aula comum do ensino fundamental e médio, que já realizaram trabalho em grupo com a participação de alunos com TEA. Os professores expressaram que o trabalho em grupo foi desenvolvido por meio das discussões, mediação, roteiro e uso do feedback, considerando os interesses dos alunos. A partir das contribuições encontradas na revisão e experiências vivenciadas pelos professores, foram organizadas proposições de trabalho em grupo que permitam a interação e participação de alunos com autismo em episódios de regulação socialmente compartilhada e corregulação no trabalho em grupo. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Camargo, Síglia Pimentel Höher | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.