Show simple item record

dc.creatorCunha, Márcia Guerra da
dc.date.accessioned2024-11-02T00:19:46Z
dc.date.available2024-11-02T00:19:46Z
dc.date.issued2024-02-09
dc.identifier.citationCUNHA, Márcia Guerra da. Escola Técnica de Comércio José Bonifácio: primeira escola pública de ensino profissionalizante do município de Canguçu-RS – décadas de 1960 a 1970. Orientadora: Giana Lange do Amaral. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14443
dc.description.abstractThis research, inserted in the field of History of Education, analyzes the process of creating the José Bonifácio Technical School of Commerce in the municipality of Canguçu/RS, focused on vocational education. Its main objective is to understand the relationship/interest of local powers, with emphasis on the Executive power and Freemasonry, in the constitution of the school, as well as its importance for municipal education. The time frame refers to the period in which the school began its activities, until the change from municipal to state administration. The study is anchored in the theoretical assumptions of Cultural History, using the contributions of Pesavento (2006) and Barros (2011), as it encompasses several possibilities for analyzing sources. The investigation mobilized the methodology of documentary and historical analysis, considering laws, minute books, photographs and other documents accessed in the collections of the current ETEC and Loja Maçônica José Bonifácio nº.55, intertwined with information obtained through semi-structured interviews, carried out with people who experienced the period. Finally, it is possible to understand that the founding of this school was the result of an economic and educational need in the municipality, associated with new national political and educational demands, motivated by groups of influential people who fulfilled a desire originating from the Canguçuense community.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectMaçonariapt_BR
dc.subjectInstituição escolarpt_BR
dc.subjectEscola de Comérciopt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectMasonrypt_BR
dc.subjectSchool Institutionpt_BR
dc.titleEscola Técnica de Comércio José Bonifácio: primeira escola pública profissionalizante do município de Canguçu-RS – décadas de 1960 a 1970pt_BR
dc.title.alternativeJosé Bonifácio Technical School of Commerce: first public vocational education school in the municipality of Canguçu-RS – decades from 1960 to 1970pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7482174326357373pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9102960381550474pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, inserida no campo da História da Educação, analisa o processo de criação da Escola Técnica de Comércio José Bonifácio no município de Canguçu/RS, voltada ao ensino profissionalizante. Apresenta como objetivo principal, compreender a relação/interesse dos poderes locais, com destaque no poder Executivo e Maçonaria, na constituição da escola, bem como sua importância para a educação municipal. O recorte temporal refere-se ao período em que a escola iniciou suas atividades, até acontecer a troca da administração municipal para estadual. O estudo ancora-se nos pressupostos teóricos da História Cultural, utilizando-se das contribuições de Pesavento (2006) e Barros (2011), por englobar diversas possibilidades de análise das fontes. A investigação mobilizou a metodologia da análise documental e histórica, considerando leis, livros de atas, fotografias e outros documentos acessados nos acervos da atual ETEC e Loja Maçônica José Bonifácio nº.55, entrecruzadas com informações obtidas por entrevistas semiestruturadas, realizadas com pessoas que vivenciaram o período. Por fim, é possível compreender que a fundação desta escola foi o resultado de uma necessidade econômica e educacional do município, associada as novas exigências políticas e educativas nacionais, motivada por grupos de pessoas influentes que concretizaram um anseio oriundo da comunidade canguçuense.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Giana Lange do
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record