dc.creator | Cunha, Márcia Guerra da | |
dc.date.accessioned | 2024-11-02T00:19:46Z | |
dc.date.available | 2024-11-02T00:19:46Z | |
dc.date.issued | 2024-02-09 | |
dc.identifier.citation | CUNHA, Márcia Guerra da. Escola Técnica de Comércio José Bonifácio: primeira escola pública de ensino profissionalizante do município de Canguçu-RS – décadas de 1960 a 1970. Orientadora: Giana Lange do Amaral. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14443 | |
dc.description.abstract | This research, inserted in the field of History of Education, analyzes the process of creating the José Bonifácio Technical School of Commerce in the municipality of Canguçu/RS, focused on vocational education. Its main objective is to understand the relationship/interest of local powers, with emphasis on the Executive power and Freemasonry, in the constitution of the school, as well as its importance for municipal education. The time frame refers to the period in which the school began its activities, until the change from municipal to state administration. The study is anchored in the theoretical assumptions of Cultural History, using the contributions of Pesavento (2006) and Barros (2011), as it encompasses several possibilities for analyzing sources. The investigation mobilized the methodology of documentary and historical analysis, considering laws, minute books, photographs and other documents accessed
in the collections of the current ETEC and Loja Maçônica José Bonifácio nº.55, intertwined with information obtained through semi-structured interviews, carried out with people who experienced the period. Finally, it is possible to understand that the founding of this school was the result of an economic and educational need in the municipality, associated with new national political and educational demands,
motivated by groups of influential people who fulfilled a desire originating from the Canguçuense community. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Maçonaria | pt_BR |
dc.subject | Instituição escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola de Comércio | pt_BR |
dc.subject | History of education | pt_BR |
dc.subject | Technical education | pt_BR |
dc.subject | Masonry | pt_BR |
dc.subject | School Institution | pt_BR |
dc.title | Escola Técnica de Comércio José Bonifácio: primeira escola pública profissionalizante do município de Canguçu-RS – décadas de 1960 a 1970 | pt_BR |
dc.title.alternative | José Bonifácio Technical School of Commerce: first public vocational education school in the municipality of Canguçu-RS – decades from 1960 to 1970 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7482174326357373 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9102960381550474 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, inserida no campo da História da Educação, analisa o processo de criação da Escola Técnica de Comércio José Bonifácio no município de Canguçu/RS, voltada ao ensino profissionalizante. Apresenta como objetivo principal, compreender
a relação/interesse dos poderes locais, com destaque no poder Executivo e Maçonaria, na constituição da escola, bem como sua importância para a educação municipal. O recorte temporal refere-se ao período em que a escola iniciou suas atividades, até acontecer a troca da administração municipal para estadual. O estudo ancora-se nos pressupostos teóricos da História Cultural, utilizando-se das contribuições de Pesavento (2006) e Barros (2011), por englobar diversas possibilidades de análise das fontes. A investigação mobilizou a metodologia da análise documental e histórica, considerando leis, livros de atas, fotografias e outros
documentos acessados nos acervos da atual ETEC e Loja Maçônica José Bonifácio nº.55, entrecruzadas com informações obtidas por entrevistas semiestruturadas, realizadas com pessoas que vivenciaram o período. Por fim, é possível compreender
que a fundação desta escola foi o resultado de uma necessidade econômica e educacional do município, associada as novas exigências políticas e educativas nacionais, motivada por grupos de pessoas influentes que concretizaram um anseio oriundo da comunidade canguçuense. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amaral, Giana Lange do | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |